Chove dentro do Tribunal de São João Novo. Funcionários denunciam falta de condições

Chove dentro do Tribunal de São João Novo. Funcionários denunciam falta de condições
| Porto
Porto Canal

O Sindicato dos Funcionários Judiciais divulgou imagens do Tribunal de São João Novo, no Porto, onde é possível ver que chove dentro do edifício, denunciando assim a falta de condições das instalações.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

"Chove dentro como na rua. Os oficiais de justiça continuam a garantir o funcionamento dos tribunais, até carregando baldes, quando deveriam estar sentados à mesa da dignidade, com um teto seguro e seco", lê-se na nota de imprensa.

Segundo o comunicado, os oficiais de justiça queixam-se de que "há infiltrações e humidade" no interior do edifício, considerando que existe "risco para a saúde dos trabalhadores e para a conservação dos processos".

O Tribunal de São João Novo, no Porto, funciona no antigo Convento de São João Novo, um edifício fundado no final do século XVI. Após a extinção das ordens religiosas em 1834, os frades foram forçados a abandonar o convento em 1832 e, em 1863, o Tribunal Criminal e Correccional do Porto foi ali instalado. A instituição mantém o nome do convento até aos dias de hoje.

+ notícias: Porto

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.

Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto após anos encerrado

O antigo Abrigo dos Pequeninos, encerrado desde 2013, reabriu esta quarta-feira como um espaço que servirá as Reservas do Museu do Porto e vai acolher 65 mil peças do acervo da cidade e ter espaços dedicados a conservação e restauro.