Primeira mulher a liderar Câmara da Póvoa de Varzim promete "diálogo e proximidade"

Primeira mulher a liderar Câmara da Póvoa de Varzim promete "diálogo e proximidade"
Foto: PSD Porto | Facebook
| Norte
Porto Canal/Agências

A social-democrata Andrea Silva, que será a primeira mulher a liderar a Câmara da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, após ter vencido, sem maioria absoluta, as eleições autárquicas de domingo, prometeu um mandato de “diálogo e proximidade”.

Com 46 anos e há 16 anos a desempenhar funções no executivo, Andrea Silva sucede ao também social-democrata Aires Pereira que, depois de 12 anos no poder, não se pôde recandidatar ao cargo devido à limitação de mandatos.

Num cenário sem maioria absoluta e com uma nova composição do executivo, a presidente eleita admitiu que o próximo mandato exigirá "equilíbrio e consensos".

“Sinto uma responsabilidade acrescida. Tenho plena consciência da importância de não desiludir quem confiou em mim. Acredito que, se o interesse de todos for o interesse coletivo e do concelho, será fácil encontrarmos pontos de equilíbrio, entendimento e diálogo”, disse à agência Lusa.

Andrea Silva, licenciada em Relações Internacionais, Cultura e Política, que, no seu percurso como vereadora desde 2009, já assumiu os pelouros da Coesão Social, Recursos Humanos, Modernização Administrativa e Gabinete do Munícipe, tem a habitação como uma das prioridades.

“A conclusão da Estratégia Local de Habitação é a minha principal preocupação. É um problema que precisa de resposta urgente, sobretudo para as famílias do concelho. Quero liderar um mandato de continuidade, mas com renovação, muito centrado na proximidade com as pessoas e no equilíbrio social”, disse.

Com 40,55% dos votos (14.434 eleitores), Andrea Silva garantiu quatro mandatos (num total de nove) no executivo camarário para o PSD, o menor número de eleitos do partido em quase 30 anos na autarquia.

No mandato que agora termina, a Câmara da Póvoa de Varzim tem sete eleitos do PSD e dois do PS.

A Aliança Poveira (coligação PS–PAN–Livre), liderada por João Trocado, ficou em segundo lugar, com 29,89% (10.641 votos), assegurando três mandatos, algo que não acontecia desde 2013.

Já o Chega, com José Vasconcelos como cabeça de lista, foi a terceira força política mais votada, com 16,36% [5.823 votos], conseguindo, pela primeira vez na história, representação no executivo camarário da Póvoa de Varzim com dois mandatos.

O candidato da Aliança Poveira, João Trocado da Costa, mostrou-se orgulhoso com o resultado obtido na noite eleitoral de domingo e considerou que os resultados demonstram “uma clara vontade de mudança por parte da maioria dos poveiros”.

“Fomos a força mais votada na cidade da Póvoa e em Aver-o-Mar. Vencemos na zona urbana do concelho, mas não no restante território. A maioria dos poveiros escolheu mudança entre os projetos apresentados, e quem ganhou tem agora de saber interpretar os resultados à luz dessa nova realidade”, afirmou o socialista à Lusa.

Trocado da Costa, que regressa à vereação, garantiu que o seu compromisso é “estar do lado das soluções” e “nunca ser uma força de bloqueio”.

“A nossa candidatura foi pautada pelo bom senso, e é assim que encaramos este novo mandato. Estaremos sempre disponíveis para apoiar projetos que visem o desenvolvimento do concelho e esperamos o mesmo espírito de responsabilidade por parte de todos. A democracia é feita de pluralidade, e essa diversidade pode ser uma mais-valia para a Póvoa”, disse.

Já o Chega, com dois eleitos no executivo, comemorou o resultado como uma “vitória do trabalho de proximidade”, com José Vasconcelos a garantir uma atuação “firme e construtiva” na Câmara.

“Atingimos todos os nossos objetivos. Triplicámos os votos, elegemos dois vereadores e tivemos o melhor resultado distrital do partido no Porto. É o reconhecimento do nosso trabalho e da confiança dos poveiros”, afirmou à Lusa.

O novo vereador sublinhou que o Chega está disponível para o diálogo, mas assegurou que o partido “não deixará de defender as suas ideias”.

“Queremos pôr as nossas propostas em prática e investir mais na Póvoa e nos poveiros, com menos obras de fachada e mais atenção aos problemas reais. Vamos lutar por mais transparência, seriedade e participação cívica na gestão autárquica”, afirmou.

+ notícias: Norte

Seguro destaca Capital Verde Europeia e diz que Guimarães pode ser “berço do futuro”

O Presidente da República considerou esta terça-feira que Guimarães, além de berço da Nação e Capital Verde Europeia 26, pode ser também “um berço do futuro”, enaltecendo a visão estratégica e a coragem da cidade na vertente ambiental.

GNR detém quatro suspeitos de mais de 100 furtos no Norte e Centro do país

A GNR deteve esta quarta-feira quatro homens suspeitos de mais de 100 furtos no Norte e Centro do país, numa operação que envolveu 24 buscas após uma investigação de mais de sete meses, disse o tenente-coronel Martins.

Governo tem plano de 111 ME para mitigar danos no litoral

Os danos causados pelo mau tempo entre outubro e fevereiro no litoral de Portugal continental obrigam a um investimento de 111 milhões de euros, dos quais 15 milhões para aplicar antes do verão, segundo um relatório divulgado.