Fenómeno de popularidade da BD japonesa "Sailor Moon" sai em Portugal

Fenómeno de popularidade da BD japonesa "Sailor Moon" sai em Portugal
| País
Porto Canal/ Agências

A banda desenhada japonesa “Sailor Moon”, feita nos anos 1990 por Naoko Takeuchi e que se tornou num fenómeno de popularidade, com séries animadas, filmes, espetáculos e videojogos, começa a ser publicada no dia 20 em Portugal.

“Sailor Moon – Navegantes da Lua” terá 12 volumes, sendo este ano editado apenas o primeiro e os restantes a um ritmo de três livros anuais, como contou à agência Lusa fonte da editora Distrito Manga, do grupo Penguin Random House.

Segundo a mesma fonte, esta é a primeira edição oficial da série de banda desenhada japonesa em português europeu, numa adaptação e revisão da edição brasileira, fruto de uma parceria com a editora JBC Brasil.

“Navegantes da Lua” é uma popular manga (designação para a banda desenhada produzida no Japão) que foi originalmente publicada numa revista entre 1991 e 1997, apresentando Tsukino Usagi, uma adolescente que descobre ter poderes mágicos e a quem cabe uma missão de lutar contra as forças do mal.

Na altura, a desenhadora e argumentista Naoko Takeuchi (1967) já tinha publicado as BD “Maria” e “The Cherry Project” e queria desenhar uma história com super-heroínas, tendo sido desafiava pelo editor a desenhá-las com uniformes de marinheiro, muito populares no Japão.

Associada a uma ideia de empoderamento das mulheres e pioneira na representação de personagens queer, “Sailor Moon” tornou-se num dos maiores fenómenos de popularidade da BD japonesa, desdobrando-se em vários conteúdos de entretenimento, como séries de animação, exibidas na televisão portuguesa desde os anos 1990, filmes atualmente em ‘streaming’, e muitas linhas narrativas de fantasia e ação protagonizadas por jovens guerreiras.

“Navegantes da Lua” fará parte de um catálogo da editora portuguesa Distrito Manga, no qual estão já a ser publicadas, ou reeditadas, outras séries de banda desenhada japonesa como “Ataque dos titãs”, de Hajime Isayama, “Ghost in the shell”, de Shirow Masamune, e “Akira”, de Katsuhiro Otomo.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.