Coligação de Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) vence cinco das sete juntas do Porto

Coligação de Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) vence cinco das sete juntas do Porto
Grafismo: Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A coligação PSD/CDS-PP/IL conquistou nas autárquicas de domingo cinco das sete juntas de freguesia do concelho do Porto, com o PS a ganhar nas outras duas.

Das cinco juntas que em 2021 tinham sido conquistadas pelo movimento do independente Rui Moreira, que terminou agora o seu último mandato frente à Câmara do Porto, quatro foram vencidas pela coligação encabeçada por Pedro Duarte e uma pela candidatura socialista de Manuel Pizarro.

O primeiro resultado da noite foi na União de Freguesias (UF) de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com a vitória da coligação O Porto Somos Nós, de Pedro Duarte. Na mais ocidental das juntas do Porto, Cláudia Bravo conquistou com maioria absoluta a liderança que em 2021 tinha sido vencida por Tiago Mayan Gonçalves, do movimento de Rui Moreira.

A coligação PSD/CDS-PP/IL venceu também na UF de Lordelo do Ouro e Massarelos, elegendo Pedro Teichgraber. As autárquicas de 2021 tinham dado a terceira vitória a Sofia Maia, do movimento independente Aqui Há Porto de apoio a Rui Moreira.

Em Ramalde, Patrícia Rapazote, que em 2021 venceu pelo Aqui Há Porto, voltou no domingo a ser eleita, mas desta vez pela lista de Pedro Duarte.

Também no Bonfim, a coligação de Pedro Duarte conquistou uma junta que era liderada pelo movimento de Rui Moreira, com João Luís Ferreira a suceder a João Aguiar.

Em Paranhos, o social-democrata Luís Miguel Seabra assistiu à sua reeleição, desta vez em coligação com CDS e IL.

Reeleito foi também Paulo Ribeiro, conseguindo manter para o PS a freguesia de Campanhã, a mais oriental da cidade, com maioria absoluta.

A candidatura socialista encabeçada à câmara por Manuel Pizarro conseguiu no domingo conquistar ainda a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória), elegendo Nuno Cruz que em 2021 tinha vencido pelo movimento Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Trabalhadores das IPSS manifestaram-se no Porto para exigir retomar das negociações

Cerca de três centenas de trabalhadores de IPSS concentraram-se esta quinta-feira frente à sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), no Porto, para exigir o retomar das negociações com os sindicatos afetos à CGTP.

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.