Coligação de Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) vence cinco das sete juntas do Porto

Coligação de Pedro Duarte (PSD/CDS/IL) vence cinco das sete juntas do Porto
Grafismo: Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A coligação PSD/CDS-PP/IL conquistou nas autárquicas de domingo cinco das sete juntas de freguesia do concelho do Porto, com o PS a ganhar nas outras duas.

Das cinco juntas que em 2021 tinham sido conquistadas pelo movimento do independente Rui Moreira, que terminou agora o seu último mandato frente à Câmara do Porto, quatro foram vencidas pela coligação encabeçada por Pedro Duarte e uma pela candidatura socialista de Manuel Pizarro.

O primeiro resultado da noite foi na União de Freguesias (UF) de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com a vitória da coligação O Porto Somos Nós, de Pedro Duarte. Na mais ocidental das juntas do Porto, Cláudia Bravo conquistou com maioria absoluta a liderança que em 2021 tinha sido vencida por Tiago Mayan Gonçalves, do movimento de Rui Moreira.

A coligação PSD/CDS-PP/IL venceu também na UF de Lordelo do Ouro e Massarelos, elegendo Pedro Teichgraber. As autárquicas de 2021 tinham dado a terceira vitória a Sofia Maia, do movimento independente Aqui Há Porto de apoio a Rui Moreira.

Em Ramalde, Patrícia Rapazote, que em 2021 venceu pelo Aqui Há Porto, voltou no domingo a ser eleita, mas desta vez pela lista de Pedro Duarte.

Também no Bonfim, a coligação de Pedro Duarte conquistou uma junta que era liderada pelo movimento de Rui Moreira, com João Luís Ferreira a suceder a João Aguiar.

Em Paranhos, o social-democrata Luís Miguel Seabra assistiu à sua reeleição, desta vez em coligação com CDS e IL.

Reeleito foi também Paulo Ribeiro, conseguindo manter para o PS a freguesia de Campanhã, a mais oriental da cidade, com maioria absoluta.

A candidatura socialista encabeçada à câmara por Manuel Pizarro conseguiu no domingo conquistar ainda a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória), elegendo Nuno Cruz que em 2021 tinha vencido pelo movimento Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Três polícias feridos durante perseguição a um veículo no Porto

Três polícias ficaram feridos, na quarta-feira, no Porto, depois de a viatura onde seguiam ter sido abalroada durante uma perseguição a um veículo roubado e cujo condutor não tinha carta e fugia às autoridades.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 19h00 devido à agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, no Porto, vai ser interrompida a partir das 19h00 desta quinta-feira por precaução e para garantir a segurança de pessoas e bens, devido à agitação marítima, avisou a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.