Candidato João Oliveira ganha Câmara de São João da Madeira para o PSD/CDS-PP

Candidato João Oliveira ganha Câmara de São João da Madeira para o PSD/CDS-PP
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

O bancário João Oliveira venceu este domingo pelo PSD/CDS-PP as eleições para a liderança da Câmara de S. João da Madeira com maioria absoluta, revelaram fontes da candidatura e também do PS, assim impedido de aceder a um terceiro mandato.

O candidato da coligação entre sociais-democratas e populares na autarquia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto ganhou ao socialista Jorge Sequeira, que agora termina dois mandatos na liderança do município, que - com cerca de oito quilómetros quadrados e 22.150 habitantes - é o mais pequeno do país.

Em declarações à Lusa, o futuro presidente da Câmara diz-se tomado por “um grande sentimento de alegria” perante a vitória concedida por uma população a que reconhece “um grande desejo de mudança”.

“Foi essa a impressão com que ficámos no dia a dia da campanha, no contacto cara a cara com as pessoas, e essa mudança é a ambição real que queremos concretizar agora”, afirma João Oliveira.

Quanto à sua primeira medida quando iniciar funções, o vencedor anuncia: “Nos primeiros 100 dias de mandato, vamos executar as obras que os sanjoanenses mais nos pediram: arranjar passeios e estradas, cuidar dos espaços verdes e tratar da recolha de lixo”.

João Oliveira obteve 45,13% dos votos, num total de 4953 boletins, conseguindo quatro lugares no executivo da Câmara para o PSD/CDS-PP.

Natural de São João da Madeira, onde nasceu a 8 de dezembro de 1962, João Oliveira é atualmente diretor comercial do EuroBic, do Grupo Abanca, e já trabalhou na Caixa Geral de Depósitos e no Banco Português de Negócios.

A nível político, foi vereador na Câmara Municipal de São João da Madeira, pelo PSD, no período de 2006 a 2013, quando assumiu os pelouros da Ação Social, Obras por Administração Direta, Desporto e Associativismo, sob a presidência de Manuel Castro Almeida, atual ministro da Coesão Territorial e Economia.

Do seu currículo consta ainda a passagem pela empresa municipal Habitar S. João, na qual foi presidente do conselho de administração e é atualmente secretário da assembleia-geral.

Já a nível desportivo e associativo, fonte da coligação destaca o seu percurso como jogador de andebol na Associação Desportiva Sanjoanense, cujos órgãos sociais também integrou.

Além de João Oliveira pela coligação PSD/CDS-PP e de Jorge Sequeira pelo PS, à Câmara Municipal de São João da Madeira também concorreu Ricardo Almeida pelo Chega, Tiago Lima pela IL, Joana Dias pela CDU e Moisés Ferreira pelo BE.

+ notícias: Norte

Vórtex. Leitura de acórdão marcada para 20 de março no Tribunal de Espinho

A leitura do acórdão do processo Vórtex, que tem entre os arguidos dois ex-presidentes da Câmara de Espinho, foi marcada para 20 de março, mais de um ano e meio depois de o julgamento ter começado no tribunal local.

GNR realiza patrulhamento para deteção de venenos no Planalto Mirandês

A GNR está a realizar ações de patrulhamento especializado para identificar a eventual utilização de venenos prejudiciais a animais como o lobo ou aves rupícolas nos concelhos do Planalto Mirandês.

Vórtex. Defesa de Miguel Reis diz que processo foi construído com base na confissão de Pessegueiro

A defesa de Miguel Reis, arguido no processo Vórtex, pediu a absolvição do ex-presidente da Câmara de Espinho dos crimes de que está acusado, afirmando que o caso foi construído com base na confissão do empresário Francisco Pessegueiro.