Câmara de Aveiro restaura escultura de João Afonso de Aveiro

Câmara de Aveiro restaura escultura de João Afonso de Aveiro
Foto: Francisco Trindade | Facebook
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Aveiro deu início ao processo de restauro da escultura de João Afonso de Aveiro, localizada na Praça do Rossio, no centro da cidade, que foi vandalizada, informou esta sexta-feira a autarquia.

Segundo uma nota camarária, a intervenção contempla a reprodução escultórica da peça desaparecida (parte da espada) na sequência de um ato de vandalismo, e está a cargo de uma equipa especializada em conservação e restauro, com o acompanhamento técnico da Câmara Municipal estando em curso a produção do molde para a reprodução.

"Com um prazo de execução estimado entre seis a oito semanas, a intervenção representa um investimento de 4380 euros (acrescido de IVA), e começa após um longo período de consulta ao mercado para se conseguir uma empresa com experiência e competência técnica adequadas à especificidade da intervenção e com disponibilidade para a sua execução", refere a mesma nota.

Da autoria de Euclides Vaz, o monumento homenageia João Afonso de Aveiro, figura destacada da história local e nacional, ligado aos Descobrimentos Portugueses, oferecido pelo Ministério das Obras Públicas e inaugurada pelo então Presidente da República, o Almirante Américo Tomás, no âmbito das Festas do Milenário de Aveiro, em 1959.

A Câmara de Aveiro devolve, assim, ao monumento a sua condição original, apelando à consciência cívica de todos os cidadãos, sublinhando a importância da preservação e valorização do património público, bem como do respeito pelos espaços que são de todos e para usufruto de todos.

+ notícias: Norte

GNR barricado no posto de Felgueiras entregou-se às autoridades

O militar da GNR condenado a 13 anos de prisão por burlas superiores a 400 mil euros e que se barricou na tarde de terça-feira no posto da GNR de Felgueiras entregou-se esta manhã às autoridades.

GNR detém suspeito de causar acidente que deixou dois mortos na Maia em agosto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem suspeito de causar um acidente rodoviário que provocou duas vítimas mortais e dois feridos muito graves, em agosto, na Maia, distrito do Porto.

Câmara de Amarante poderá intervir “de imediato” em parque florestal gerido pelo Estado

A Câmara de Amarante vai poder intervir “de imediato” no seu parque florestal, um património natural gerido pelo Estado há 100 anos que inclui uma zona de fruição, visitação e contacto com o rio Tâmega, informou a autarquia.