Incêndios: Bombeiros esperam dominar fogo de Trancoso durante a madrugada

| País
Porto Canal / Agências

Trancoso, 10 jul (Lusa) - O incêndio florestal que lavra desde as 14:22 de hoje no concelho de Trancoso não coloca povoações em perigo e deverá ser dominado durante a madrugada, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) da Guarda, António Fonseca, que se encontra no local do incêndio, pelas 22:10 o fogo estava ativo, com duas frentes.

"[O incêndio] não está ainda dominado, embora já seja de menor dimensão", adiantou o mesmo responsável, admitindo que as chamas possam ser debeladas "durante a madrugada".

A "cabeça do incêndio", que se dirigia para a localidade de Póvoa do Concelho, foi dominada "no final da tarde" e as chamas progridem agora em dois flancos.

"A cabeça do incêndio está extinta, a frente norte tem cerca de 88 por cento da área extinta e temos agora que trabalhar mais afincadamente na frente sul, que está apenas 20 por cento extinta", explicou António Fonseca.

O comandante operacional observou que a noite dificulta o trabalho dos bombeiros no terreno, mas, se as atuais condições se mantiverem, a situação poderá ficar resolvida "durante a madrugada".

O CODIS referiu que "não há povoações em perigo" e que durante a tarde, na área destruída pelas chamas, "não houve danos em habitações nem em pessoas".

António Oliveira relatou que a aldeia de Feital ainda esteve ameaçada pelo fogo, que "andou nas zonas periféricas de hortas", não havendo "notícia de danos em habitações".

A constante mudança da direção do vento dificultou o combate ao incêndio durante a tarde, embora com o cair da noite o vento tenha acalmado, fazendo-se apenas sentir nas zonas mais altas, acrescentou.

"A situação está mais calma do que durante o dia", garantiu António Fonseca.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda disse à Lusa que estão no terreno 149 homens e 36 viaturas.

ASR // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".