Sérgio Godinho recebe doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade da Beira Interior

Sérgio Godinho recebe doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade da Beira Interior
| País
Porto Canal/Agências

O poeta, músico e compositor português Sérgio Godinho vai receber, na quarta-feira, o título de doutor 'honoris causa' pela Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, durante a abertura solene do ano académico 2025/2026.

O título proposto pela Faculdade de Artes e Letras vai ser entregue na quarta-feira, durante a abertura solene do ano académico 2025/2026 e acontece na Faculdade de Ciências da Saúde.

Numa nota publicada na sua página na Internet, a UBI anunciou que Anabela Mota Ribeiro será a madrinha do doutor ‘honoris causa’.

Sérgio Godinho, nascido no Porto a 31 de agosto de 1945, completou recentemente 80 anos.

Com cerca de 20 anos foi viver para o estrangeiro, tendo passado por países como Suíça, França, Países Baixos, Brasil e Canadá.

Ainda no estrangeiro, faz a sua estreia discográfica, em 1971, com o álbum “Os Sobreviventes”, inspirado na resistência ao regime do Estado Novo e que acabou por ser alvo da censura em Portugal.

Também o seu segundo disco, “Pré-Histórias”, enfrentou restrições semelhantes.

Regressou ao país após o 25 de Abril de 1974, tornando-se um dos protagonistas da explosão cultural registada no período histórico do início e da consolidação do processo democrático.

A carreira de Sérgio Godinho abrange, além da música (escrita e composição), a produção literária – incluindo a infantojuvenil –, a representação e a realização de cinema e vídeo.

Mantém, há mais de 50 anos, uma produtividade com dezenas de produções na forma de álbuns de estúdio, álbuns ao vivo, álbuns em colaboração com outros músicos, coletâneas, registos coletivos e bandas sonoras para filmes e séries.

Toda esta produção multifacetada valeu-lhe a atribuição de várias distinções.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.