Câmara de Valongo decreta luto municipal na terça-feira pela morte de Fernando Melo

Câmara de Valongo decreta luto municipal na terça-feira pela morte de Fernando Melo
Foto: CM Valongo
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, manifestou o seu mais profundo pesar e consternação pela morte na madrugada desta segunda-feira de Fernando Melo, antigo presidente daquela autarquia, decretando luto municipal na terça-feira.

O ex-presidente social-democrata da Câmara de Valongo e antigo governador civil do Porto, Fernando Melo, morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 89 anos, no Hospital de Santo António, confirmou à Lusa fonte do PSD.

Em comunicado, o município do distrito do Porto lembra que Fernando Melo foi eleito presidente da Câmara Municipal em 1993, cargo que exerceu durante 18 anos, período em que “deixou um contributo inegável para o desenvolvimento do concelho, marcando com o seu percurso e trabalho um lugar indelével na história de Valongo”.

O executivo anunciou também ter decretado luto municipal para terça-feira, data em que se realiza o funeral do antigo autarca.

A nota de imprensa termina com o município a endereçar à família enlutada e aos amigos as mais sentidas condolências neste momento de dor.

Em janeiro de 2020, o atual executivo entregou a Fernando Melo a Medalha de Honra do Município.

Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo nasceu em 1936 e licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, tendo tirado a especialidade de Gastroenterologia.

Após o 25 de abril de 1974, filiou-se do PSD, sendo o militante número 87 daquele partido.

O primeiro cargo político que exerceu foi o de presidente da Administração Regional de Saúde no Norte (ARS-Norte), seguindo-se o de Governador Civil do Porto, entre 1991 e 1993.

Eleito para a presidência da autarquia em 1993, Fernando Melo exerceu o cargo durante 18 anos, tendo abdicado em 2012 por motivos de saúde.

Entre outros cargos, Fernando Melo foi também presidente da Lipor – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, presidente da Jurisdição do PSD Porto e membro do Conselho Consultivo do Futebol Clube do Porto.

Em outubro de 2021, Fernando Melo foi absolvido, num processo com 10 arguidos, da acusação de crime económico no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, no concelho de Valongo, distrito do Porto.

A causa da morte de Fernando Melo não foi revelada.

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia terá de suspender retirada da ciclovia da Avenida da República

A Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, terá de suspender a retirada da ciclovia na Avenida da República e terá cinco dias para esclarecer o processo junto do tribunal, conforme decisão conhecida esta quinta-feira.

Luís Filipe Menezes condenado por difamar Eduardo Vítor Rodrigues

O atual presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, foi condenado esta quinta-feira por difamação agravada e a pagar uma indemnização de 2.500 euros ao ex-autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

Vereadores da oposição impedidos de almoçar na cantina municipal de Santo Tirso

Os vereadores da coligação PSD/IL na Câmara de Santo Tirso, Ricardo Pereira, Fernando Vale e Sara Lima, foram hoje impedidos de almoçar na cantina da autarquia, denuncia a concelhia do partido em comunicado.