Viana do Castelo lança concurso de 9,1 milhões de euros para habitação a custos controlados

Viana do Castelo lança concurso de 9,1 milhões de euros para habitação a custos controlados
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Viana do Castelo lançou esta segunda-feira um concurso público para a construção, por cerca de 9,1 milhões de euros, de habitação para venda a custos controlados em Darque.

O anúncio, publicado no Diário da República, fixa em 720 dias (cerca de dois anos) o prazo para a conclusão da empreitada.

Em setembro, o executivo de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público internacional para a construção de 64 habitações para venda a custos controlados em Darque.

De acordo com a autarquia, a atribuição de habitações será realizada através de um concurso de três fases: criação de bolsa de interessados através de apresentação de candidatura, ordenação dos candidatos e atribuição das habitações e celebração de contrato promessa de compra e venda.

De acordo com a proposta votada em reunião camarária, “nenhum elemento que compõe o agregado familiar pode ser proprietário, usufrutuário, arrendatário ou detentor de outro título de prédio urbano ou de fração autónoma de prédio urbano destinado à habitação, ter dívidas ao município, aos serviços municipalizados ou a empresas locais de natureza municipal, e possuir dívidas à Autoridade Tributária e Aduaneira e à Segurança Social”.

Os interessados devem “possuir um rendimento médio mensal ilíquido do agregado familiar entre 1.700 e 3.000 euros”.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.