FC Porto (Basquetebol): Triunfo no dérbi a abrir a Liga

FC Porto (Basquetebol): Triunfo no dérbi a abrir a Liga
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto recebeu e venceu o Vasco da Gama, por 95-73, na ronda inaugural da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol. Praticamente duas semanas depois de terem lutado pelo apuramento para a Liga dos Campeões, os Dragões defrontaram um adversário de regresso ao principal escalão três décadas depois e levaram a melhor no dérbi que abriu a edição 2025/26 do campeonato.

Fernando Sá repetiu o cinco inicial apresentado na Bulgária e não pôde contar com Márkó Filipotivy devido a problemas físicos, mesmo assim os portistas começaram a impor o favoritismo que lhes era atribuído à partida logo no primeiro período (25-17), fechando os caminhos para o cesto no segundo. À ida para as cabines (52-27), os suplentes Jalen Riley (11) e João Guerreiro (12) somavam somente menos quatro pontos do que todos os adversários juntos.

Após o intervalo, Jhonathan Dunn (17) e Wes Washpun (11) também faturaram na casa das dezenas, Javian Davis dominava por completo a luta das tabelas (15 ressaltos) e o Vasco da Gama ainda esboçou reação no terceiro (20-21) e quarto períodos (23-25), mas o triunfo azul e branco nunca esteve verdadeiramente em causa (95-73).

Segue-se uma deslocação ao Pavilhão Dr. Salvador Machado para defrontar a Oliveirense no próximo sábado, dia 11 de outubro, a partir das 18h00 (DAZN).

Ficha de jogo
FC PORTO 95-73 VASCO DA GAMA
Liga Portuguesa de Basquetebol, 1.ª jornada
4 de outubro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Jorge Cabral, Bruno Sá e Luís Costa

FC PORTO: Jhonathan Dunn (17), Wes Washpun (11), Axel Toupane, Miguel Queiroz (7) e Javian Davis (8)
Suplentes: Miguel Maria (10), Vlad Voytso (2), Santiago Silva (2), Jalen Riley (16), Yago Carrera (4) e João Guerreiro (18)
Treinador: Fernando Sá

VASCO DA GAMA: Lashon Lindsey (5), Filipe Ferreira (8), Akoi Yuot (20), Jude Shepherd-Hills (4) e Sean-Michael Clancey (13)
Suplentes: Ivo Coutinho (3), Felizardo Ambrósio (2), Rúben Nobre (8), Kaua Domingues, Diogo Martins (2), Diogo Santos e Arthur Gomes (8)
Treinador: Nuno Freitas

Ao intervalo: 52-27
Parciais: 25-17, 27-10, 20-21 e 23-25

+ notícias: Desporto

FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo

O FC Porto perdeu com o Vitória SC (1-3) e despediu-se da Taça da Liga nos quartos de final. Gabri Veiga marcou o único golo dos azuis e brancos, que passam a centram todas as atenções na 13.º jornada do campeonato, marcada para as 20h30 de domingo em Tondela.

Cláudio Ramos: "Domingo temos uma oportunidade de dar resposta a esta derrota"

O FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Vitória SC (1-3) nos quartos de final da Taça da Liga e ficou afastado da competição. No rescaldo da partida, Cláudio Ramos lamentou os “três erros” que resultaram em três golos e confessou que a equipa está “triste por não passar à final four da Taça da Liga, mas quer dar uma resposta a esta derrota no jogo de domingo” frente ao CD Tondela, a contar para o campeonato. “Continuamos focados e, apesar desta derrota, os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto”, reforçou o guarda-redes relembrando que o grupo “ainda está em três frentes”.

Francesco Farioli: "Temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo"

O FC Porto não conseguiu qualificar-se para a final four da Taça da Liga depois de perder nesta quinta-feira diante do Vitória SC (1-3), no Estádio do Dragão, no derradeiro duelo dos quartos de final da prova. Reconhecendo que este “não era o resultado que queríamos”, Francesco Farioli sublinhou a importância de “virar a página rapidamente” e de dar uma resposta forte já no próximo domingo em Tondela (20h30). “Os adeptos já nos deram o boost que era preciso para mudar a página durante o jogo, mas sobretudo depois”, acrescentou o técnico italiano.