Fernando Sá: “Este dérbi é bom para a cidade e para o basquetebol”

Fernando Sá: “Este dérbi é bom para a cidade e para o basquetebol”
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol do FC Porto estreou-se no campeonato com um triunfo caseiro diante do Vasco da Gama (95-73). No rescaldo de um dérbi “bom para a cidade e para o basquetebol”, Fernando Sá explicou que a rotação do plantel “é fundamental” neste tipo de encontros e elogiou “a forma como os jogadores que foram tendo minutos apresentaram qualidade”.

“Perante a quantidade de lesões e de contratempos que temos vindo a ter, é muito importante que os jogadores deem um passo em frente e eles deram hoje, com as excelentes prestações do João Guerreiro, o Yago entrou muito bem, o Santiago também”, acrescentou o técnico satisfeito com a prestação de vários “jogadores que vão ser muito importantes no futuro”.

Festa encarada com seriedade
“A forma séria como encarámos a primeira parte, e a segunda também, anulando os pontos fortes do adversário nas soluções ofensivas que eles tinham, porque sabíamos do que é que eles vinham à procura, nos deu vantagem. Deu-nos vantagem nas transições ofensivas, com um jogo mais rápido, com boas soluções de lançamento, e dominámos nas tabelas, como seria de esperar. Acima de tudo quero enaltecer a festa que vimos aqui hoje, num dérbi entre duas equipas que já não acontecia há 30 anos. É bom para a cidade e para o basquetebol e para mim é um orgulho.”

Formado no Vasco da Gama
“A subida do Vasco da Gama à Primeira Liga já resultou em algo que já era necessário e merecido há muitos anos, que é a realização de algumas obras no recinto onde eles praticam. Se for só por isso, já valeu a pena. Mas eu penso que o Vasco da Gama, com a organização que tem, pode continuar a subir e voltar a ser um símbolo do basquetebol nacional como já foi no passado.”

Rotação no plantel
“É fundamental. Não só a rotação, mas a forma como os jogadores que foram tendo minutos apresentaram qualidade. Perante a quantidade de lesões e de contratempos que temos vindo a ter, é muito importante que os jogadores deem um passo em frente e eles deram hoje, com as excelentes prestações do João Guerreiro, o Yago entrou muito bem, o Santiago também. São jogadores que vão ser muito importantes, não só hoje, mas para o futuro.”

 

+ notícias: Desporto

FC Porto: Dragões de Ouro 2025 entregues no dia 1 de dezembro

Os Dragões de Ouro 2025 vão ser entregues no próximo dia 1 de dezembro, numa Gala que, este ano, acontece no Dragão Arena.

FC Porto: Kiwior totalista pela Polónia

Sem Jan Bednarek, habitual parceiro no eixo defensivo que foi dispensado da seleção por lesão, Jakub Kiwior foi titular e totalista pela Polónia no empate com os Países Baixos (1-1) da sétima jornada de apuramento para o Mundial 2026.

Manuel Prata: “Queremos ser os primeiros a ganhar em Tondela”

A 12.ª ronda da Série Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C vai levar a equipa de sub-15 do FC Porto até ao reduto do CD Tondela (domingo, 11h00), onde a formação beirã ainda não conheceu o sabor da derrota.