Rui Rocha propõe duplicar efetivo da Polícia Municipal de Braga

Rui Rocha propõe duplicar efetivo da Polícia Municipal de Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara de Braga, Rui Rocha, propõe duplicar o efetivo da Polícia Municipal e um novo posto junto à Universidade do Minho, prometendo exigência com o Governo relativamente à PSP e à GNR.

Em declarações esta sexta-feira à agência Lusa, antes de se reunir com o Comando Distrital de Braga da PSP, Rui Rocha considerou que Braga “ainda é uma cidade segura”, apesar de alguns sinais.

“Começa a haver alguns dados de algum tipo de atividade criminosa mais violenta, de algum tipo de associação criminosa mais sofisticada e, portanto, nós, como responsáveis pela câmara, temos de ter essa preocupação e temos de olhar para o futuro, e garantir que a cidade continua tão segura como é hoje e, se possível, reforçar a segurança, porque é algo importante para os bracarenses”, sublinhou o antigo líder da IL.

Quanto a propostas para a área da segurança, em relação à PSP e à GNR, que “são geridas pelo Estado central”, o candidato da IL às eleições autárquicas de 12 de outubro assume que vai ter uma posição de exigência com a tutela.

“Quer no que diz respeito às condições e às instalações, quer nos meios e nos recursos humanos, seremos muito exigentes com o Governo relativamente à PSP e à GNR”, disse Rui Rocha.

Quanto a propostas efetivas para a segurança na cidade, o cabeça de lista da IL aposta na Polícia Municipal, onde a câmara tem “capacidade de intervir”.

“Concretamente, propomos uma duplicação do efetivo operacional da Polícia Municipal, propomos uma Polícia Municipal que funcione 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, e propomos um novo posto da Polícia Municipal junto da Universidade do Minho”, explicou Rui Rocha.

De acordo com a autarquia, a Polícia Municipal conta com 66 efetivos.

O ex-líder da IL acrescenta que não quer “uma Polícia Municipal virada apenas para o regulamento e para o trânsito”.

“Queremos uma Polícia Municipal que reinterpreta a sua atuação e que está muito vocacionada para uma polícia de proximidade e de presença, porque a simples presença de um Polícia Municipal pode evitar que haja algum tipo de criminalidade e de perturbação da ordem”, defendeu o cabeça de lista da IL.

O executivo municipal de Braga é atualmente composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do PS e um da CDU.

Concorrem à liderança da Câmara Municipal de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga - PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (BE), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.