MPT quer criar "rede de transporte de saúde" em Braga

MPT quer criar "rede de transporte de saúde" em Braga
| Norte
Porto Canal/ Agências

O cabeça de lista do Movimento Partido da Terra (MPT) à Câmara de Braga defendeu esta sexta-feira a criação de uma rede de transporte dedicada à saúde, para servir quem tem dificuldade em aceder a hospitais ou centros de saúde.

Hugo Varanda quer ainda implementar vales de transporte para doentes crónicos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, bem como reforçar a aposta na telemedicina para reduzir deslocações desnecessárias.

“Para o MPT, não há equidade na saúde sem acessibilidade, e isso começa na mobilidade”, sublinha, lembrando que muitos cidadãos de zonas periféricas ou rurais têm dificuldade em aceder a serviços de saúde por falta de transportes públicos adequados.

O programa eleitoral do MPT para a área da saúde preconiza também a implementação de balcões de apoio ao imigrante nos centros de saúde e hospitais, com mediadores culturais e intérpretes.

Criar planos regionais para reforço de profissionais de saúde nas zonas com maior densidade de imigrantes e implementar programas de literacia em saúde são outras das propostas do MPT para garantir que todos têm acesso à saúde.

“Portugal precisa de imigração, mas a integração no sistema de saúde ainda tem falhas, barreiras linguísticas, desconhecimento de direitos e sobrecarga dos serviços em zonas de forte pressão migratória”, refere o candidato.

Em relação a parcerias público-privadas (PPP) na saúde, Hugo Varanda considera que “só devem existir em situações em que o Estado comprove incapacidade de resposta imediata e onde os indicadores de qualidade sejam monitorizados por entidades independentes”.

Em qualquer PPP, Varanda quer cláusulas contratuais que obriguem a reinvestir parte dos lucros na melhoria das infraestruturas e recursos humanos, e transparência total dos contratos, com acesso público a custos e resultados.

O executivo municipal de Braga é atualmente constituído por seis eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do PS e um da CDU.

Concorrem à liderança da Câmara de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga - PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (Bloco de Esquerda), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

As eleições estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.