João Martins (BE/Livre) quer políticas ecológicas e dedicadas ao bem-estar animal em Gaia

João Martins (BE/Livre) quer políticas ecológicas e dedicadas ao bem-estar animal em Gaia
Foto: CM Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista da coligação BE/Livre à Câmara de Vila Nova de Gaia, João Martins, quer criar um pelouro dedicado à proteção, saúde e bem-estar animal e “um verdadeiro incremento” das políticas ambientais, sustentáveis e ecológicas.

“Sugerimos um pelouro específico sobre o bem-estar animal, o reforço dos serviços veterinários, albergues, campanhas de esterilização e criação de parques caninos por freguesia. Há parques em Vila Nova de Gaia excelentes, mas que os donos não podem levar os seus animais. Em Vila Nova de Gaia, há muitas matilhas de cães à solta e isso é preciso controlar e acompanhar”, disse João Martins.

A “coligação designada “Bloco+Livre+…” quer criar um parque canino por freguesia, promover a realização de campanhas de sensibilização e programas educativos centrados no bem-estar e proteção animal, junto da comunidade escolar e população em geral, entre outros aspetos.

À Lusa, o candidato da coligação designada “Bloco+Livre+…” descreveu como uma das suas prioridades “garantir mais justiça ambiental, mais espaços verdes, gestão de riscos climáticos, garantir que os edifícios e serviços públicos sejam neutros em carbono até 2030, com aposta em energia solar”.

“É preciso atualizar o Plano Diretor Municipal para integrar os riscos climáticos e as vulnerabilidades a cheias, subida do nível do mar. Temos que fazer melhorias nos parques infantis no mobiliário, sanitários, sombra. Preconizamos um reforço da proteção de água e do saneamento, a monitorização da qualidade da água, do ar, e a transparência desses dados para o público”, acrescentou.

Defendendo que os edifícios públicos deviam ser mais sustentáveis, João Martins reconheceu que a implementação de painéis solares e as mudanças ecológicas “não se podem fazer de um dia para o outro”, mas insistiu: “É preciso iniciar essa mudança”.

“Quando se planeia uma requalificação, obrigatoriamente deve estar no caderno de encargos a colocação de painéis solares, nomeadamente nas escolas”, defendeu.

Já em matéria de educação, João Martins lembrou que Gaia tem 42 mil alunos, “um número às vezes superior à população de vários concelhos em Portugal”, pelo que quer que se olhe para esta área “de forma séria”.

“Precisamos de transportes escolares específicos. Um terço dos alunos em Vila Nova de Gaia não consegue usar transportes públicos porque não há conexão entre horários. Às vezes as linhas de autocarro não estão alinhadas com os percursos. Temos de fazer um esforço nesse sentido”, descreveu.

João Martins também acredita que a oferta de cursos profissionais não está adaptada à realidade e às necessidades do concelho, não tendo uma ligação ao mercado de trabalho.

“Tem que haver esse reajustamento e de forma urgente para que haja um reajustamento por parte das pessoas que estão a trabalhar”, disse o candidato da coligação BE/Livre, dando como sugestões o setor dos serviços, turismo, comércio, restauração, saúde, logística, tecnologia, indústria transformadora, automóvel, mecatrónica, produção e construção civil.

Lembrando que o Conselho Municipal de Educação está representado em todos os agrupamentos de escolas, João Martins defendeu que este “exerça magistratura de influência para que haja um incremento na ligação das escolas ao tecido empresarial”.

Na corrida à Câmara de Vila Nova de Gaia estão as candidaturas de André Araújo (CDU – coligação PCP/PEV), João Paulo Correia (PS), Luís Filipe Menezes (PSD/CDS-PP/IL), Daniel Gaio (Volt), João Martins (BE/Livre), Rui Sequeira (ADN), António Barbosa (Chega) e Catarina Costa (Partido Liberal Social).

O executivo municipal é composto por 11 eleitos, tendo o PS nove e o PSD dois.

As eleições autárquicas realizam-se em 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.