Candidato do BE a Braga defende melhores salários no concelho

Candidato do BE a Braga defende melhores salários no concelho
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista do BE à Câmara de Braga defendeu esta quinta-feira melhores salários no concelho, considerando que, em quase todos os setores, se praticam ordenados baixos que não permitem comportar despesas, como as rendas das habitações.

“Sobre as questões de trabalho, a incidência deve ser no salário e na sua melhoria. O trabalho no concelho de Braga tem baixos salários, em quase todos os setores. Tirando talvez a área das novas tecnologias, que tem salários um bocado acima da média, o grosso das empresas e dos serviços em Braga têm salários muito baixos que não comportam o pagamento das rendas”, afirmou António Lima, em declarações à agência Lusa.

No âmbito das iniciativas de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) decidiu esta quinta-feira distribuir jornais de campanha junto à entrada da multinacional alemã Bosch, em Braga.

Esta unidade, focada no desenvolvimento e produção de soluções de multimédia e sensores automóvel, acolhendo ainda equipas de outras divisões da área da mobilidade, conta com mais de 3500 colaboradores, muitos dos quais em trabalho por turnos.

Para António Lima, os profissionais que trabalham por turnos devem ver reconhecida essa condição, considerando ser um trabalho “bem mais penoso” do que um horário apenas diurno.

“O trabalho por turnos deve ser recompensado”, afirmou, lembrando que muitos dos que diariamente trabalham na Bosch/Braga se encontram nessa condição.

O candidato do BE apela a que as empresas privilegiem uma “economia e uma agenda de trabalho dignos, com melhores salários”, mostrando-se contra a proposta do Governo para alterações às leis do trabalho.

O executivo municipal de Braga é atualmente composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do PS e um da CDU.

Concorrem à liderança da Câmara Municipal de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga - PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (BE), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.