Candidato do BE a Braga defende melhores salários no concelho

Candidato do BE a Braga defende melhores salários no concelho
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

O cabeça de lista do BE à Câmara de Braga defendeu esta quinta-feira melhores salários no concelho, considerando que, em quase todos os setores, se praticam ordenados baixos que não permitem comportar despesas, como as rendas das habitações.

“Sobre as questões de trabalho, a incidência deve ser no salário e na sua melhoria. O trabalho no concelho de Braga tem baixos salários, em quase todos os setores. Tirando talvez a área das novas tecnologias, que tem salários um bocado acima da média, o grosso das empresas e dos serviços em Braga têm salários muito baixos que não comportam o pagamento das rendas”, afirmou António Lima, em declarações à agência Lusa.

No âmbito das iniciativas de campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) decidiu esta quinta-feira distribuir jornais de campanha junto à entrada da multinacional alemã Bosch, em Braga.

Esta unidade, focada no desenvolvimento e produção de soluções de multimédia e sensores automóvel, acolhendo ainda equipas de outras divisões da área da mobilidade, conta com mais de 3500 colaboradores, muitos dos quais em trabalho por turnos.

Para António Lima, os profissionais que trabalham por turnos devem ver reconhecida essa condição, considerando ser um trabalho “bem mais penoso” do que um horário apenas diurno.

“O trabalho por turnos deve ser recompensado”, afirmou, lembrando que muitos dos que diariamente trabalham na Bosch/Braga se encontram nessa condição.

O candidato do BE apela a que as empresas privilegiem uma “economia e uma agenda de trabalho dignos, com melhores salários”, mostrando-se contra a proposta do Governo para alterações às leis do trabalho.

O executivo municipal de Braga é atualmente composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do PS e um da CDU.

Concorrem à liderança da Câmara Municipal de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga - PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (BE), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

+ notícias: Norte

Caetano Bus vai despedir 88 trabalhadores em Gaia

A Caetano Bus, com sede em Vila Nova de Gaia, vai avançar com um despedimento coletivo de 88 trabalhadores.

Autarca de Matosinhos contratou escritório de advogados onde trabalha a filha

A Câmara de Matosinhos, liderada por Luísa Salgueiro, fez um contrato de ajuste direto com o escritório de advogados Vieira de Almeida, onde a filha da autarca é advogada estagiária.

Em causa está um ajuste direto para a elaboração de um parecer específico sobre a ampliação e reorganização do Terminal de Contentores Norte do Porto de Leixões.

APA dá parecer favorável condicionado à ampliação do terminal norte do porto de Leixões

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu parecer favorável condicionado à ampliação do terminal de contentores norte do porto de Leixões, em Matosinhos (distrito do Porto), exigindo algumas medidas para a prossecução do projeto, consultou hoje a Lusa.