FC Porto: Clube apresenta lucros superiores a 39 milhões

FC Porto: Clube apresenta lucros superiores a 39 milhões
| Desporto
Porto Canal

Mesmo em ano de ausência da Liga dos Campeões, a SAD do FC Porto alcançou um resultado líquido recorde de 39,2 milhões de euros e recuperou mais de 103,3 milhões de euros em capitais próprios (de 113,8M negativos para 10,5M negativos) no exercício financeiro 2024/25.

Os números apresentados no Relatório e Contas divulgado esta quarta-feira devem-se ao resultado operacional positivo antes das transações de passes, ao crescimento das receitas comerciais resultantes do aumento do número de sócios, da venda de Lugares Anuais, da bilhética e de uma redução significativa dos custos, aos valores inéditos obtidos com as transações de passes, à reestruturação total da dívida financeira - que permitiu alongar a maturidade e reduzir o custo médio da mesma - e à melhoria significativa da liquidez, fruto da redução de 212 milhões de euros na diferença entre o ativo e o passivo corrente.

Os lucros superiores a 39 milhões de euros constituem o melhor resultado de sempre da SAD portista, que conseguiu reverter os prejuízos apresentados em 2023/24 (-21M) numa época em que o Clube participou na Liga Europa, facto que resultou numa quebra de receitas superior a 47M.

Excluídas as vendas de jogadores, o resultado é positivo em 2,44 milhões de euros - números que contrastam com os 1,97M negativos apresentados no exercício anterior - e os proveitos operacionais ascendem aos 149,5 milhões de euros - uma quebra de 14% em relação a 2023/24, dado que o impacto da ausência da Liga dos Campeões (47,9M) foi apenas parcialmente compensado pela participação no Mundial de Clubes (17M). Caso o FC Porto tivesse participado na Champions, os proveitos operacionais teriam aumentado cerca de 5%.

Os custos operacionais baixaram mais de 29 milhões (-17% face a 2023/24), sendo de destacar a redução de 10,1M na rúbrica dos fornecimentos e serviços externos e a redução de 7,5M nos custos com pessoal.

O resultado com a cedência de passes superou os 100 milhões de euros (100,4M) e trouxe proveitos de 171,5M - valores recorde suportados pelas vendas de jogadores como Evanilson, Galeno ou Nico González e pela receita obtida com os empréstimos, particularmente o de Francisco Conceição.

Graças à reestruturação financeira e da situação patrimonial, os capitais próprios recuperaram 103,3M - de 113,8M negativos a 30 de junho de 2024 para 10,5M negativos a 30 de junho de 2025 - devido à incorporação do resultado líquido de 40,99 milhões de euros e à parceria com a Ithaka, que resultou na venda de 30% dos direitos económicos da Porto StadCo por 65 milhões de euros (podendo atingir os 100M).

A melhoria significativa da liquidez permitiu reduzir 212,1 milhões de euros à diferença entre o ativo e o passivo corrente (de -243M a 30 de junho de 2024 para -31M a 30 de junho de 2024), facto que permitiu eliminar desequilíbrios críticos de tesouraria registados no encerramento do exercício anterior.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo

O FC Porto perdeu com o Vitória SC (1-3) e despediu-se da Taça da Liga nos quartos de final. Gabri Veiga marcou o único golo dos azuis e brancos, que passam a centram todas as atenções na 13.º jornada do campeonato, marcada para as 20h30 de domingo em Tondela.

Cláudio Ramos: "Domingo temos uma oportunidade de dar resposta a esta derrota"

O FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Vitória SC (1-3) nos quartos de final da Taça da Liga e ficou afastado da competição. No rescaldo da partida, Cláudio Ramos lamentou os “três erros” que resultaram em três golos e confessou que a equipa está “triste por não passar à final four da Taça da Liga, mas quer dar uma resposta a esta derrota no jogo de domingo” frente ao CD Tondela, a contar para o campeonato. “Continuamos focados e, apesar desta derrota, os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto”, reforçou o guarda-redes relembrando que o grupo “ainda está em três frentes”.

Francesco Farioli: "Temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo"

O FC Porto não conseguiu qualificar-se para a final four da Taça da Liga depois de perder nesta quinta-feira diante do Vitória SC (1-3), no Estádio do Dragão, no derradeiro duelo dos quartos de final da prova. Reconhecendo que este “não era o resultado que queríamos”, Francesco Farioli sublinhou a importância de “virar a página rapidamente” e de dar uma resposta forte já no próximo domingo em Tondela (20h30). “Os adeptos já nos deram o boost que era preciso para mudar a página durante o jogo, mas sobretudo depois”, acrescentou o técnico italiano.