Bruno Pereira quer construir habitações partilhadas para idosos em Matosinhos

Bruno Pereira quer construir habitações partilhadas para idosos em Matosinhos
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O candidato da Aliança Democrática (AD) à Câmara Municipal de Matosinhos, Bruno Pereira, revelou esta terça-feira querer construir habitações partilhadas para idosos e um lar e centro de dia para idosos com demências ou problemas psiquiátricos.

“É necessário garantir que a população idosa tenha um envelhecimento saudável com assistência social, autonomia e realização pessoal”, referiu o social-democrata à Lusa.

Em sua opinião, a entrada na terceira idade acarreta um acréscimo nos cuidados de saúde pública e uma redução de rendimentos, pelo que é fundamental diminuir a vulnerabilidade a que estas pessoas estão expostas.

Por esse motivo, Bruno Pereira, que é vereador sem pelouro na autarquia, atualmente liderada pela socialista Luísa Salgueiro, quer promover habitação de ‘coliving’ sénior [casas partilhadas], medida essa que apresentou a instituições de solidariedade social que visitou.

Dizendo que Matosinhos deve olhar para os seus idosos de forma inovadora, o candidato da coligação PSD/CDS-PP salientou que o apoio a esta população não se pode limitar a lares e centros de dia tradicionais, sendo preciso diversificar as respostas.

Nesse sentido, uma das suas soluções passa por apostar em habitações partilhadas, designadamente residências seniores, que privilegiem a autonomia, reforçou.

“Estas residências oferecem espaços privados e, ao mesmo tempo, zonas comuns que fomentam a interação social e a convivência saudável, combatendo o isolamento”, assinalou.

Para isso, o município deve disponibilizar património público e fomentar parcerias com privados, através da constituição de direitos de superfície de longa duração, apoiados por incentivos fiscais e cofinanciamento em infraestruturas, para viabilizar estas residências.

“Este sistema pode fazer com que idosos passem das suas habitações antigas e desajustadas para residências mais funcionais e com apoios sociais e domiciliários sem, com isso, perder a sua identidade e ligação ao território”, vincou.

Além disso, Bruno Pereira quer construir um lar e centro de dia especializado para idosos com demências diagnosticadas ou problemas psiquiátricos e que funcione, igualmente, como espaço de recuperação de idosos em reabilitação após internamento hospitalar.

“Este é um projeto integrado de futuro porque concilia dimensões fundamentais, tais como o envelhecimento ativo e digno e uma resposta social diferenciada”, disse.

Concorrem à Câmara de Matosinhos a atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro, pelo PS, o advogado Bruno Pereira pela coligação PSD/CDS-PP, o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, o ex-socialista e vereador independente António Parada pelo Chega, o ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia pela IL, Diana Sá pelo Livre, Vasco Martins pelo ADN e Hugo Alexandre Trindade pelo PAN.

O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Combate da Coca de Monção em consulta pública para ser Património Imaterial

A inscrição do Combate da Coca de Monção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública a partir desta quinra-feira e durante 30 dias por deliberação do instituto do Património Cultural.

CIM Douro diz que projeto europeu de 5G ajuda a reduzir desigualdades

O projeto europeu 5G.CONNECT, a implementar no Norte para promover soluções inovadores na agricultura, Proteção Civil, turismo e ação climática representa uma “ferramenta concreta para reduzir desigualdades”, disse esta quarta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM).

Feira de Braga muda em setembro para o Forum e liberta estrada nacional

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou que, a partir de setembro, a feira semanal da cidade deixará de se realizar em plena estrada nacional e vai passar para o parque de estacionamento do Forum.