Candidato da AD quer transformar a Circunvalação e eliminar as portagens em Matosinhos

Candidato da AD quer transformar a Circunvalação e eliminar as portagens em Matosinhos
| Norte
Porto Canal

O candidato da Aliança Democrática (AD) à Câmara de Matosinhos Bruno Pereira defendeu a melhoria da rede de autocarros, a transformação da Estrada da Circunvalação numa alameda com passeios e a eliminação das portagens no concelho.

O cabeça de lista à Câmara Municipal, que concorre pela segunda vez àquela autarquia, tem na mobilidade uma das suas principais prioridades por considerar que tem sido tratada de forma avulsa, sem visão estratégica e com “uma gritante ausência” de planeamento estrutural.

“O concelho sofre diariamente os efeitos do congestionamento, da falta de alternativas viárias, da sobreposição descoordenada entre metro e rede rodoviária, da inexistência de corredores de transporte coletivo em zonas críticas e da falta de articulação intermunicipal”, afirmou Bruno Pereira durante a apresentação do seu programa eleitoral.

Perante uma sala lotada, o candidato disse querer expandir a rede de metro, priorizando a construção da linha para São Mamede de Infesta (ligação à rede hospitalar e encerramento da linha circular do Porto) e avançar com a linha para o norte do concelho ligando Leça da Palmeira, Exponor e os terrenos da antiga refinaria da Petrogal assegurando, igualmente, o acesso às praias.

Outra das suas medidas passa pela abolição das portagens dentro do concelho, do distrito do Porto, que “penaliza fortemente” as famílias e as empresas, desincentiva o uso das vias rápidas e transfere ainda mais tráfego para as ruas locais já sobrecarregadas, apontou.

Numa sessão que contou com a presença do eurodeputado Sebastião Bugalho, o social-democrata revelou ainda querer transformar a Estrada da Circunvalação numa alameda urbana com passeios largos, arborização e cruzamentos que unam as cidades do Porto, Matosinhos e Maia.

Melhorar a rede de autocarros, com mais frequência e qualidade, articulada com o metro, alargando o horário de serviço de transportes profissionais do comércio, restauração e de outros trabalhadores por turnos é outra das ambições de Bruno Pereira.

O candidato, que também é vereador sem pelouro na autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, propõe-se a criar parques dissuasores em zonas estratégicas para atrair automobilistas a deixarem os carros e seguirem em transporte público.

Concorrem à Câmara de Matosinhos a atual presidente de câmara, Luísa Salgueiro, pelo PS, o advogado Bruno Pereira pelo PSD, o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, o ex-socialista e vereador independente António Parada pelo Chega, o ex-presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, Filipe Garcia pela IL, Diana Sá pelo Livre, Vasco Martins pelo ADN e Hugo Alexandre Trindade pelo PAN.

O atual executivo é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um pelo movimento António Parada Sim! e um da CDU.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.