Candidato do Livre em Aveiro quer avançar com metro de superfície

Candidato do Livre em Aveiro quer avançar com metro de superfície
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

O candidato do Livre à presidência da Câmara de Aveiro, Bruno Fonseca, defendeu a reabilitação da linha do Vouga e a criação do metro de superfície, um projeto antigo da autarquia que nunca chegou a avançar.

A criação do metro de superfície e a requalificação da Linha do Vouga foram duas das ideias defendidas por Bruno Fonseca, durante a apresentação da candidatura do Livre à Câmara de Aveiro, que decorreu esta tarde.

“A nossa ideia é fazer pressão para que o Governo faça efetivamente uma requalificação da Linha do Vouga e fazer uma continuação dessa linha chegando, por exemplo, até à Universidade”, explicou o candidato.

Perante uma plateia com cerca de duas dezenas de pessoas, no interior de uma livraria na cidade, Bruno Fonseca começou por referir que o Livre apresenta-se nestas eleições, na cidade de Aveiro, como uma alternativa clara.

“Queremos construir cidade onde a democracia se vive todos os dias, de forma ativa e participativa”, afirmou.

A habitação é uma das prioridades da candidatura que quer inverter o movimento que leva os jovens, as famílias e os estudantes a sair da cidade.

“Em Aveiro, a habitação é um dos problemas mais urgentes. As rendas e os preços para arrendamento ou compra já não são confortáveis. Jovens, famílias, estudantes são empurrados para fora da cidade. Queremos inverter isso”, disse o candidato, que propõe mais habitação pública e cooperativas de habitação.

Bruno Fonseca defendeu ainda melhores acessos aos serviços de saúde, mais profissionais e investimento no Hospital de Aveiro e a criação de centros de dia e cresces descentralizadas.

Na cultura, o Livre aposta na criação de cooperativas culturais e no contínuo apoio às associações culturais existentes e na revisão do regulamento afeto às performances dos artistas de rua.

Para além de Bruno Fonseca do Livre, também concorrem às eleições autárquicas em Aveiro Luís Souto (PSD/CDS-PP/PPM), Alberto Souto (PS), Miguel Gomes (IL), Isabel Tavares (CDU), Diogo Machado (Chega), Paulo Alves (Nós, Cidadãos!), Ana Rita Moreira (PAN) e João Moniz (BE).

A Câmara de Aveiro é atualmente liderada pelo social-democrata José Ribau Esteves, que, no seu terceiro mandato, integra o executivo com outros cinco eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM e ainda três vereadores da parceria PS/PAN.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.