Valongo inaugurou centro de apoio a pessoas sem-abrigo e em risco de exclusão social

Valongo inaugurou centro de apoio a pessoas sem-abrigo e em risco de exclusão social
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Centro de Recursos para a Inclusão Social (CRIS), projeto-piloto que visa apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e risco de exclusão, arrancou esta semana em Ermesinde, Valongo, freguesia onde existem cerca de 30 dos 60 desalojados registados no concelho.

Resultado de um investimento de 90 mil euros, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 50 mil euros, destinados à preparação das instalações e aquisição de equipamentos, o projeto funciona a partir de hoje no Mercado Municipal de Ermesinde, assinala o comunicado da câmara municipal

O projeto tem como objetivos potenciar o acesso a oportunidades sociais através da (re)aquisição de uma rotina de autocuidado e higiene, elevar os níveis de saúde e qualidade de vida e potenciar o sentimento de pertença das pessoas em risco de exclusão social à comunidade, destaca a nota de imprensa.

Participam no projeto, enquanto parceiros do CRIS, a Junta de Freguesia de Ermesinde, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Gondomar/Valongo, Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e a Escola Profissional de Valongo, acrescenta o comunicado.

O centro disponibiliza três casas de banho completas, tratamento de roupa, cabeleireiro e barbearia.

Os utentes do CRIS terão também a uma caixa de correio, armazenamento e espaço dedicado a animais de companhia enquanto a pessoa utiliza os serviços disponíveis, acrescenta a autarquia.

O projeto apresenta como inovação o modelo de gestão, dispondo o espaço de dois gestores-mediadores com experiência direta em situações de vulnerabilidade social ou sem-abrigo (ou que já experienciou). A sua atuação como “par” dos utilizadores e em articulação com a equipa técnica, visa promover uma resposta integrada, impulsionando a autonomia e respeitando autodeterminação dos utilizadores, destaca o comunicado.

O espaço funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.