Fundação Gramaxo inaugura exposições “Vasos Comunicantes II” e “Quando a Cor Entrou na Família”

Fundação Gramaxo inaugura exposições “Vasos Comunicantes II” e “Quando a Cor Entrou na Família”
| Porto
Porto Canal/Agências

A Fundação Gramaxo, na Maia, distrito do Porto, inaugura em simultâneo, no sábado, as exposições “Vasos Comunicantes II”, mostra coletiva de cerca 50 artistas, e “Quando a Cor Entrou na Família”, de Carlos Carreiro, disse segunda-feira a curadora à agência Lusa.

Na exposição “Vasos comunicantes” vão ser apresentadas obras de “cerca de 50 artistas, maioritariamente portugueses, mas também do Brasil e de outras nacionalidades, e de diferentes gerações que desenvolveram trabalho no século XX e outros mais recentemente”, explicou a curadora Fátima Lambert.

Esta exposição vai mostrar, por exemplo, obras da Coleção Fernando Aguiar e da Coleção Norlinda e José Lima, e conta com a colaboração da Galeria Pedro Oliveira, do Porto, da Galeria Graça Brandão, de Lisboa, e da Fundação de Serralves / Museu de Arte Contemporânea, disse Fátima Lambert, recordando que “Vasos Comunicantes II“ vem dar continuidade ao ciclo iniciado com “Vasos Comunicantes — Olhar Escritas | Ler Imagens”, patente entre março e agosto passado.

Em paralelo, o grande salão da Fundação Gramaxo da Maia vai inaugurar também a exposição individual do artista Carlos Carreiro, intitulada “Quando a Cor Entrou na Família”.

Esta exposição é composta por “cerca de 40 pinturas e alguns objetos do artista” e atravessa a obra desde os anos 70 de século XX até 2025”, refere a curadora.

As obras são “todas cedidas pelo artista” e “atravessam várias décadas, criando uma narrativa visual”, descreve a curadora, destacando entre os objetos do artista alguns brinquedos como uma “carruagem, uma caravela, um búzio e um carro”.

Carlos Carreira leva o público para “universos simbólicos através de personagens singulares e paisagens surrealistas de vibrante expressão cromática”.

“A junção destas duas propostas — uma expressão individual única e uma reflexão coletiva sobre linguagem, imagens e identidades — promete transformar a visita num diálogo rico entre pintura, pensamento e imaginação”, lê-se no comunicado enviado à comunicação social.

As duas exposições estarão patentes de 20 de setembro a 28 de fevereiro de 2026, no museu da Fundação Gramaxo.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota incorporar 98 milhões de euros no orçamento de 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar incorporar um saldo de gerência de 98 milhões de euros no orçamento municipal para 2026, que passará de 491,3 para 589,3 milhões de euros.

Câmara do Porto vota ceder espaço a associação Casa da Horta

A Câmara do Porto vai votar a cedência de um espaço à associação Casa da Horta, que ficou sem sede após a venda do prédio a uma sociedade imobiliária que não renovou o contrato de arrendamento.

Câmara do Porto vota mudar estatutos da STCP Serviços para torná-la exclusiva da cidade

A Câmara do Porto vai votar, na reunião privada de executivo de terça-feira, a alteração dos estatutos da STCP Serviços para a tornar exclusiva da cidade, na sequência da intenção de a transformar numa empresa municipal de mobilidade.