Montenegro diz que Pedro Duarte saiu do Governo para “dar solução” ao Porto

Montenegro diz que Pedro Duarte saiu do Governo para “dar solução” ao Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira que a saída de Pedro Duarte “enfraqueceu um bocadinho” o Governo, mas que serviu para “dar ao Porto uma solução de futuro”, através de uma candidatura entre PSD, CDS-PP e IL.

“Nós mobilizámos para o Porto um ministro que era uma pedra fundamental e que trabalhava diretamente comigo e que, naturalmente, enfraqueceu um bocadinho a nossa equipa, mas foi por uma boa razão. Foi para darmos ao Porto uma solução de futuro, uma solução de muita ambição, uma solução que é simultaneamente potenciadora das oportunidades económicas da região e ao mesmo tempo é garante da qualidade de vida do bem-estar de todos”, declarou Luís Montenegro aos jornalistas, à margem de uma visita à sede de campanha do cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL.

Na Avenida dos Aliados, ainda antes de seguirem juntos numa caminhada pelo Centro Histórico, o líder do PSD afirmou acreditar que a candidatura de Pedro Duarte (PSD/CDS-PP/IL) “não deixa ninguém para trás, olha para aqueles que são os mais vulneráveis e olha também para os problemas principais”, que diz já estarem a ser trabalhados pelo partido junto do atual executivo, liderado por Rui Moreira.

O primeiro-ministro, que de manhã participou no Fórum Social do Porto 2025, disse ter vindo esta sexta-feira ao Porto para “dar um abraço de solidariedade e de boa sorte para esta campanha”.

“[São] três semanas que faltam ainda para convencer os portuenses a acreditarem que este é o projeto com mais possibilidade de transformar a vida da cidade e das pessoas para melhor nos próximos anos”, declarou sobre a candidatura que considera trazer “um projeto de modernidade, de projeção do Porto como um polo de desenvolvimento do país”.

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Incêndio em prédio na zona da Foz deixa quatro desalojados

Um incêndio habitacional na rua de Diu, no Porto, que deflagrou na sexta-feira à noite, deixou quatro pessoas desalojadas, duas crianças, um idoso e um homem, confirmou fonte dos Sapadores do Porto ao Porto Canal. O apartamento ficou sem condições de habitabilidade.

Pedro Duarte quer "avançar rapidamente" para reabilitar Palácio de São João Novo no Porto, mas não revela datas, nem orçamento, nem arquiteto

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, quer avançar com a reabilitação do Palácio de São João Novo, projeto já apresentado pelo anterior executivo de Rui Moreira, mas não se quis comprometer com valores nem datas.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.