Pentágono Urbano quer projetar o Minho a nível nacional e internacional

Pentágono Urbano quer projetar o Minho a nível nacional e internacional
Foto: CM Guimarães
| Norte
Porto Canal/Agências

A associação de municípios Pentágono Urbano, que substitui o Quadrilátero e acrescenta Viana do Castelo a Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, nasceu esta quarta-feira e tem como objetivo projetar o Minho a nível nacional e internacional.

Em comunicado, o Pentágono Urbano diz que o objetivo é consolidar uma área intermunicipal “forte, coesa e inovadora, capaz de projetar o Minho a nível nacional e internacional”.

Acrescenta que a integração de Viana do Castelo “não só reforça a ambição coletiva de unir cultura, inovação e sustentabilidade, como também estabelece uma ligação estratégica ao mar, potenciando os recursos costeiros e marítimos da região”.

“Esta integração permite criar valor acrescentado em toda a região, aproveitando os recursos culturais, patrimoniais e naturais das cidades”, diz ainda.

Os municípios encaram a adesão de Viana do Castelo como “um passo natural e necessário, afirmando o território de forma mais ampla, articulada e sustentável”.

Na sessão desta quarta-feira, foi ainda renovado o protocolo de cooperação da bilheteira eletrónica em rede e do cartão cultural, que assegura a venda integrada de bilhetes ‘online’ para eventos culturais em todos os municípios aderentes e a fidelização de públicos.

O cartão cultural do Pentágono, com um custo de 30 euros para novas aquisições e de 25 para renovações, garante benefícios diretos nos equipamentos culturais das cinco cidades, como descontos de 50% nos bilhetes para espetáculos e exposições promovidos pelas estruturas municipais e parceiros culturais.

Garante ainda vantagens adicionais, como envio gratuito de agendas, ‘newsletters’ informativas regulares e, em alguns casos, estacionamento gratuito ou descontos em parques de estacionamento nos dias de espetáculo.

Foi também apresentada a plataforma MAP – Minho Access Point, um sistema digital que reúne e disponibiliza informação estruturada sobre o ecossistema da mobilidade no território do Pentágono Urbano.

Através daquela ferramenta, será possível aceder a dados em tempo real e de forma centralizada sobre parques de estacionamento disponíveis, número de lugares livres, localização de carregadores para veículos elétricos, redes de autocarro urbano e interurbano, bem como contagens de veículos em circulação.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.