FC Porto (Basquetebol): Dragão Arena acolheu a apresentação do basquetebol

FC Porto (Basquetebol): Dragão Arena acolheu a apresentação do basquetebol
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol do FC Porto apresentou-se aos sócios e adeptos no Dragão Arena, onde mediu forças com o CB Coruña (79-86), conjunto que já tinha defrontado noutro embate de preparação realizado no passado dia 10 (96-92).

Antes da bola ao ar, os 15 atletas às ordens de Fernando Sá foram chamados um a um por ordem crescente dos números que levam às costas em 2025/26: Javian Davis, Miguel Maria, Jhonathan Dunn, Vlad Voytso, Santiago Silva, Jalen Riley, Yago Carrera, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz, Wesley Washpun, Tanner Omlid, Pedro Machado, Axel Toupane e Márkó Filipovity.

Com quatro reforços no cinco inicial, os azuis e brancos entraram melhor e Jalen Riley assumiu o papel principal ao marcar oito dos primeiros 12 pontos. A ganhar por dois dígitos desde os 15-5, a equipa da casa tomou as rédeas e, apesar da reação adversária (32-24), chegou a dobrar a vantagem (52-26) e foi para o intervalo a vencer por 22 (54-32).

No regresso das cabines, os galegos apresentaram-se revigorados e foram superiores durante todo o terceiro período. Com um parcial de 16-30, os visitantes reduziram a desvantagem para oito (70-62), consumaram a reviravolta já dentro do derradeiro quarto (70-73) e acabaram por vencer por 79-86. Márkó Filipovity (17) foi o melhor marcador da noite.

O Torneio de Qualificação para a fase regular da Liga dos Campeões leva o FC Porto até à cidade búlgara de Samokov para defrontar os húngaros do Falco Szombathely no sábado às 12h15 (Porto Canal).

Ficha de jogo
FC PORTO 79-86 CB CORUÑA
Jogo de apresentação
15 de setembro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Jorge Cabral, Luís Costa e Henrique Correia

FC PORTO: Jalen Riley (12), Wes Washpun (7), Axel Toupane (4), Márkó Filipovity (17) e Javian Davis (9)
Suplentes: Miguel Maria, Jhonathan Dunn (8), Vlad Voytso (9), Santiago Silva, Yago Carrera, João Guerreiro (7) e Miguel Queiroz (6)
Treinador: Fernando Sá

CB CORUÑA: Yoanki Mencía (6), Guillem Jou (11), Caio Pacheco (6), Ilimane Diop (2) e Joe Cremo (7)
Suplentes: Didac Cuevas (15), Paul Jorgensen (13), Macachi Buanga, Danilo Brnovic (6), Carlos Varela, Abdou Thiam (8) e Jacobo Díaz (12)
Treinador: Carles Marco

Ao intervalo: 54-32
Parciais: 25-12; 29-20; 16-30; 9-24

+ notícias: Desporto

Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”

“Os jogos na segunda volta do campeonato são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”, e o FC Porto inicia esta fase da temporada em Guimarães (domingo, 20h30, Sport TV1) frente à “equipa em melhor forma na Liga”, um conjunto “muito bem organizado, que está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição, fisicamente muito forte na frente e capaz de circular a bola de um lado ao outro”.

FC Porto (Feminino): Uma manhã para a história

A equipa feminina do FC Porto voltou a fazer história ao selar o acesso às meias-finais da Taça de Portugal depois de bater as primodivisionárias do CS Marítimo no desempate por grandes penalidades dos quartos de final disputados no Funchal (1-1, 5-6 g.p.). Na próxima eliminatória da prova rainha, que será disputada a duas mãos, as comandadas de Daniel Chaves vão medir forças com o Vitória SC.

FC Porto: Nigéria de Zaidu no pódio da CAN

A Nigéria terminou a Taça das Nações Africanas no último lugar do pódio. As Super Eagles venceram o Egito por 4-2 nas grandes penalidades do jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares da prova que decorreu em Marrocos.