Manuel Ferreira da Silva eleito presidente da Fundação de Serralves

Manuel Ferreira da Silva eleito presidente da Fundação de Serralves
Foto: DR
| Porto
Porto Canal/Agências

Manuel Ferreira da Silva foi esta segunda-feira eleito, por unanimidade, administrador e presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, informou a instituição.

Em comunicado, a fundação assinala que o novo presidente já foi administrador e vice-presidente, tendo “um conhecimento profundo da instituição e uma carreira reconhecida nas áreas da cultura e da gestão”.

A anterior presidente, Isabel Pires de Lima, renunciou ao cargo em agosto por falta de “condições de confiança e solidariedade institucional” para o exercer.

No comunicado assinado pela própria, Isabel Pires de Lima, nomeada para a presidência da fundação sediada no Porto no final do ano passado em substituição de Ana Pinho (que assumiu a presidência do Conselho de Fundadores), escreveu: “Decorrido mais de meio ano de atividade, e após profunda reflexão, tomo esta decisão por entender que não estão reunidas, ao nível do presente conselho de administração, condições de confiança e solidariedade institucional que me permitam exercer o cargo em plenitude”.

No mesmo dia, a 26 de agosto, o vice-presidente Fernando Guedes foi eleito presidente interino do Conselho de Administração, regressando agora ao cargo anterior, assinala o comunicado da fundação.

Na reunião cujo resultado foi esta segunda-feira divulgado, lê-se ainda, foi comunicada e aceite a renúncia ao cargo da administradora Carmo Oliveira, a quem a fundação “agradece o contributo e compromisso contínuo para com Serralves”, anunciando o conselho de administração que, “em momento oportuno”, será feita a eleição de um novo membro.

O atual conselho de administração da Fundação de Serralves tem como vice-presidentes Fernando Cunha Guedes, Luís Silva Santos e Paula Paz Ferreira, além dos vogais Manuel Sobrinho Simões, Tomás Jervell, Armando Cabral e Luís Menezes.

Como lembra o 'site' da fundação, "Serralves arrancou sob a presidência de João Marques Pinto (1989-2000), que seria depois substituído no cargo por Teresa Patrício Gouveia (2001-2003) e a seguir por António Gomes de Pinho (2003-2009), ao qual sucedeu em 2010 o presidente Luís Braga da Cruz (2010-2015) e, posteriormente, Ana Pinho (2016-2024)".

Durante o mandato de Ana Pinho, em 2021, os estatutos da fundação foram alterados para permitir o cumprimento de um terceiro período no cargo ao presidente do conselho de administração, antes limitado a dois.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).