Governo abre concurso público para criar variante à EN222
Porto Canal
A construção da empreitada da EN222, entre o Nó de Canedo (A32/IC2) e a Serrinha, no concelho de Castelo de Paiva, acaba de avançar com o lançamento do concurso público para a execução da obra. O investimento previsto é de 78,5 milhões de euros, de acordo com anúncio publicado esta quarta-feira em Diário da República (DR).
A obra, promovida pela Infraestruturas de Portugal, visa a melhoria das acessibilidades à Área de Localização Empresarial de Lavagueiras, facilitando o transporte de mercadorias e o acesso às empresas da região.
"Trata-se da construção de uma via alternativa entre o Nó de Canedo da A32 e a zona industrial de Serrinha, no prolongamento da variante existente, e que atravessa os concelhos de Santa Maria da Feira e Castelo de Paiva (distrito de Aveiro), nas Uniões de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior e de Raiva, Pedorido e Paraíso, bem como o concelho de Gondomar (distrito do Porto), na freguesia de Lomba", lê-se no comunicado enviado pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.
A construção da Variante à EN 222, numa extensão de 10 quilómetros, vai abranger os concelhos de Santa Maria da Feira (União das Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior), Castelo de Paiva (União das Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso) e Gondomar (Freguesia de Lomba).
“Esta é uma intervenção muito ambicionada, que é mais um exemplo de reforço da coesão nacional e do equilíbrio de oportunidades de todos os cidadãos, independentemente do local onde vivam, que não podemos esquecer que é uma função fundamental do Estado”, refere o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
As propostas podem ser apresentadas até 23 de outubro de 2025 e a realização da obra tem um prazo de execução de 900 dias.
Segundo a nota de imprensa, a obra "é um dos cerca de 30 investimentos", avaliados em cerca de 6,5 mil milhões de euros, previstos na Resolução de Conselho de Ministros de 20 de março.
