Recomposição da Câmara de Estarreja após renúncia do anterior presidente

Recomposição da Câmara de Estarreja após renúncia do anterior presidente
Foto: CM Estarreja
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Estarreja procedeu esta quinta-feira à delegação de competências nos vereadores, após Isabel Simões Pinto ter assumido a presidência do município na sequência da renúncia de Diamantino Sabina, informou fonte municipal.

Na reunião desta quinta-feira do executivo, agora presidido por Isabel Simões Pinto, já teve assento a nova vereadora do PSD, Raquel Costa, e foi reconduzido no cargo o vice-presidente da Câmara, João Alegria.

Na reunião camarária foi presente o despacho de delegação de competências nos vereadores pela presidente, que acumula os pelouros que já detinha enquanto vereadora com a presidência da Câmara Municipal de Estarreja.

Após a renúncia de Diamantino Sabina ao mandato de presidente da Câmara, para assumir funções na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) em Bruxelas, Isabel Simões Pinto assumiu formalmente a presidência da autarquia no dia 1.

O ex-presidente, Diamantino Sabina, fez chegar à reunião do executivo de 28 de agosto, a que presidiu o vice-presidente João Alegria, a carta formal de renúncia ao mandato autárquico, para assumir funções de conselheiro técnico na REPER, em Bruxelas.

“Perante a renúncia ao mandato de Presidente da Câmara, ocorre a vacatura do cargo, pelo que este é substituído pelo cidadão imediatamente a seguir na ordem da respetiva lista ou, tratando-se de coligação (o que é o caso), pelo cidadão imediatamente a seguir do partido pelo qual havia sido proposto o membro que deu origem à vaga, pelo que, a partir de 1/9/2025, assumirá a Presidência da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Maria da Conceição Simões Pinto”, lê-se na ata dessa reunião.

Diamantino Sabina liderou desde 2013 a Câmara de Estarreja, no distrito de Aveiro, que conta com quatro eleitos do PSD/CDS-PP e três do PS.

Isabel Simões Pinto concorre às eleições autárquicas de 12 de outubro como cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.