Feira Medieval de Matosinhos tem seis dias de recriações de lendas e música

Feira Medieval de Matosinhos tem seis dias de recriações de lendas e música
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

A feira medieval de Matosinhos “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, que arranca esta terça-feira e se prolonga até domingo, vai recriar o casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles, anunciou a câmara local.

Este matrimónio real, que deu origem à crise de 1383-1385, vai ser recriado no domingo às 16h30, dia em que encerra a feira, com um desfile de guerreiros, nobres e clérigos, referiu a autarquia, do distrito do Porto, na sua página oficial de Internet.

D. Fernando e D. Leonor Teles casaram no Mosteiro de Leça do Balio em 1372, aquele que foi o único casamento régio realizado fora de Lisboa.

Já no sábado, às 17h00, será encenada a chegada de D. Fernando a Leça do Balio para a celebração do enlace, sublinhou.

Além deste momento, a feira vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de assistir ao trabalho executado ao vivo por artesãos e à recriação de várias lendas, vincou.

Ao longo dos seis dias, será possível encontrar no recinto as habituais tabernas de petiscos, bebidas e doçaria conventual, assim como assistir a espetáculos de fogo, malabarismo, de aves de rapina, dança, teatro, torneios de cavaleiros e música.

O recinto abriu às 17h00 e encerra às 00h00, na quarta e quinta-feira está aberto das 12h00 às 00h00, sexta-feira e sábado das 12h00 à 01h00 e domingo, último dia, das 12h00 às 22h00.

O recinto tem estacionamento gratuito e transportes públicos reforçados, incluindo um bilhete especial de ida e volta disponível na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), rede UNIR e Comboios de Portugal (CP).

A câmara ressalvou que este evento, organizado desde 2006, tem como objetivo valorizar o património, a história e as tradições de Matosinhos.

No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso, conhecidos como “hospitalários”.

O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica.

Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.