Feira Medieval de Matosinhos tem seis dias de recriações de lendas e música

Feira Medieval de Matosinhos tem seis dias de recriações de lendas e música
Foto: CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal/Agências

A feira medieval de Matosinhos “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, que arranca esta terça-feira e se prolonga até domingo, vai recriar o casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles, anunciou a câmara local.

Este matrimónio real, que deu origem à crise de 1383-1385, vai ser recriado no domingo às 16h30, dia em que encerra a feira, com um desfile de guerreiros, nobres e clérigos, referiu a autarquia, do distrito do Porto, na sua página oficial de Internet.

D. Fernando e D. Leonor Teles casaram no Mosteiro de Leça do Balio em 1372, aquele que foi o único casamento régio realizado fora de Lisboa.

Já no sábado, às 17h00, será encenada a chegada de D. Fernando a Leça do Balio para a celebração do enlace, sublinhou.

Além deste momento, a feira vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de assistir ao trabalho executado ao vivo por artesãos e à recriação de várias lendas, vincou.

Ao longo dos seis dias, será possível encontrar no recinto as habituais tabernas de petiscos, bebidas e doçaria conventual, assim como assistir a espetáculos de fogo, malabarismo, de aves de rapina, dança, teatro, torneios de cavaleiros e música.

O recinto abriu às 17h00 e encerra às 00h00, na quarta e quinta-feira está aberto das 12h00 às 00h00, sexta-feira e sábado das 12h00 à 01h00 e domingo, último dia, das 12h00 às 22h00.

O recinto tem estacionamento gratuito e transportes públicos reforçados, incluindo um bilhete especial de ida e volta disponível na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), rede UNIR e Comboios de Portugal (CP).

A câmara ressalvou que este evento, organizado desde 2006, tem como objetivo valorizar o património, a história e as tradições de Matosinhos.

No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso, conhecidos como “hospitalários”.

O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica.

Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.