Capela que ardeu em Gondomar reabre com ajuda de entidade ismaelita

Capela que ardeu em Gondomar reabre com ajuda de entidade ismaelita
| Norte
Porto Canal

A Capela de Nossa Senhora d’Aflição, em Melres, Gondomar, foi reaberta ao público este domingo, após ter sido consumida pelas chamas em setembro de 2024. O projeto de reabilitação contou com 375 mil euros assegurado pelo Ismaili Imamat.

O Imamat Ismaili é uma entidade supranacional que representa a sucessão dos Imams desde a época do Profeta Maomé, e tem acordo com vários países, entre os quais Portugal, onde está instalada a sede mundial.

Em setembro de 2024, o local religioso tinha sido “totalmente destruído” durantes os incêndios que lavraram na região.

“No seguimento desses incêndios, esta capela também foi atingida, tendo sido destruída completamente”, explicou a filha da proprietária da Capela, Elvira Duarte.

A recuperação da Capela de Nossa Senhora d’Aflição contou com um investimento de 500 mil euros, numa articulação entre a Câmara Municipal de Gondomar, o Ismaili Imamat, entidade liderada pelo príncipe Aly Muhammad Aga Khan, através do Aga Khan Trust for Culture (AKTC), a União de Freguesias de Melres e Medas e a família da proprietária do terreno.

“Estamos a falar de uma reabilitação total, exceto a Nossa Senhora d’Aflição, que foi retirada antes do incêndio, o Senhor dos Apelidos, Santo António e a Santa Rosa. O resto foi tudo destruído”, esclareceu Elvira Duarte.

A entrevistada realçou a importância do espaço de devoção para a população, reconhecendo-o como “um símbolo muito importante em termos espirituais”.

“Ao longo dos anos, esta capela tem sido um ponto de encontro de famílias e de gerações, mas também um encontro espiritual. Várias vezes as pessoas relatam que este é um lugar de grande paz e para elas de grande harmonia, de reforçar da sua fé”, notou.

Embora se trate de um espaço de natureza privada, a capela permanecerá aberta à comunidade, em regime de usufruto público.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.