Afonso Graçoeiro (CDU) concorre pela terceira vez à Câmara de Ponte da Barca
Porto Canal/ Agências
Afonso Graçoeiro candidata-se pela terceira vez pela CDU (PCP/PEV) à Câmara de Ponte da Barca e acredita que nas eleições autárquicas o partido vai conseguir eleger um vereador, porque a população “quer uma estratégia diferente para o concelho”.
“O sentimento que tenho recebido da população é que já chega. Terá de haver uma estratégia diferente para o concelho. A reação que eu tenho sentido no contacto com a população vai no sentido de nos fazer acreditar que desta vez será possível um vereador”, disse esta quinta-feira à agência Lusa Afonso Graçoeiro.
O desenhador medidor da construção civil, de 44 anos, explicou que decidiu voltar a concorrer por se “assistir a um concelho cada vez mais na cauda do distrito de Viana do Castelo, um concelho à deriva, sem uma estratégia definida para resolver os problemas da população”.
“É um território com bastante perda demográfica. No meu ponto de vista é o maior problema do concelho que tem cada vez menos gente, muito pela falta de opções, de trabalho digno com ordenados dignos e que obriga os jovens e menos jovens a procurar melhores condições quer no país, quer no estrangeiro”, especificou.
Para o candidato da CDU, “o PS e o PSD são os partidos que têm governado o concelho e arrastaram Ponte da Barca para esta situação”.
“Um concelho onde não há indústria, onde o maior empregador é a Câmara Municipal. Isto não pode continuar”, apontou.
Afonso Graçoeiro adiantou que tem recebido “um sinal positivo” da população que se refletiu, por exemplo, “no aumento do número de listas” que a candidatura apresentou às Juntas de Freguesia.
“As pessoas reveem-se no nosso projeto, na intervenção que realizámos ao longo de quatro anos da Assembleia Municipal, focada nos problemas reais da população”, acrescentou Afonso Graçoeiro Gonçalves, natural da freguesia de Entre-Ambos-Os-Rios.
O candidato é, entre outras funções, militante do PCP e membro da Direção Regional do PCP de Viana do Castelo.
Além de Afonso Graçoeiro, estão confirmadas as candidaturas do atual presidente de Câmara, Augusto Marinho (PSD), Vassalo Abreu (PS) e Bruno Pereira (Chega).
Atualmente, o executivo da Câmara de Ponte da Barca conta com quatro eleitos da coligação PSD/CDS-PP, sendo liderado por Augusto Marinho, e três do PS.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 outubro.
