Capela que ardeu em 2024 em Gondomar reabre no domingo

Capela que ardeu em 2024 em Gondomar reabre no domingo
| Norte
Porto Canal/ Agências

Menos de um ano depois de ter sido destruída pelos incêndios que consumiram, segundo estimativa da Câmara de Gondomar, cerca de três mil hectares de terreno, a capela da Nossa Senhora d’Aflição, em Melres reabre domingo, foi anunciado esta quinta-feira.

Situada em Branzelo, a capela foi destruída pelo incêndio que assolou o concelho entre os dias 15 e 19 de setembro de 2024, optando a Câmara Municipal para recorrer a apoio privado para garantir a sua recuperação, que será assinalada no domingo de manhã, dia em que se celebra a festa anual em honra de Nossa Senhora da Aflição, lê-se no comunicado da autarquia.

A recuperação da capela foi possível graças a uma parceria entre a Câmara de Gondomar, o Ismaili Imamat, entidade liderada por Aga Khan, através do Aga Khan Trust for Culture (AKTC), a União de Freguesias de Melres e Medas e a família da proprietária do terreno, representando um investimento de 500 mil euros, sendo que 375 mil euros foram assegurados pelo Ismaili Imamat, acrescenta a nota de imprensa.

Ao município de Gondomar coube prestar apoio técnico na elaboração do projeto e, durante a execução da obra, assegurar o acompanhamento, fiscalização e coordenação de segurança, prossegue o comunicado.

Em articulação com a família proprietária da capela e com a União de Freguesias de Melres e Medas, o município garantiu ainda a reposição do espólio interior do imóvel, nomeadamente o altar, as esculturas sacras e o mobiliário. Embora se trate de um espaço de natureza privada, a capela permanecerá aberta à comunidade, em regime de usufruto público, lê-se ainda.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.