Governo corrige número de vítimas mortais do acidente no elevador da Glória. Estão confirmados 16 mortos e 5 feridos em estado crítico

Governo corrige número de vítimas mortais do acidente no elevador da Glória. Estão confirmados 16 mortos e 5 feridos em estado crítico
| País
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que estão confirmados 16 mortos e cinco feridos em estado crítico no acidente de quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa.

Luís Montenegro fez uma declaração à comunicação social, sem direito a perguntas, no final da reunião do Conselho de Ministros, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que participou na parte final do encontro, a convite do primeiro-ministro.

Os dois envergavam gravata preta e falaram lado a lado na Sala da Lareira, na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.

“É com profunda tristeza e consternação que me dirijo a todos nesta hora difícil. Ontem, Portugal foi abalado por um terrível acidente com o descarrilamento do elevador da Glória no coração de Lisboa. Esta é uma das maiores tragédias humanas da nossa história recente”, afirmou Montenegrodirigindo-se diretamente aos portugueses.

Em nome do Governo português, deixou uma palavra às vítimas e famílias, nacionais e estrangeiras, e desejou uma rápida e total recuperação aos feridos.

“Neste momento de dor, nenhuma palavra será suficiente para apaziguar a vossa perda nem para preencher o vazio que se abriu com quem partiu. Mas quero que saibam, em nome do Estado português, que não estão sozinhos e que o país inteiro partilha a vossa dor”, disse.

Montenegro assegurou que o Governo está, “desde a primeira hora”, a acompanhar a evolução da situação e a resposta, “sempre mantendo um contacto permanente” com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, destacando a coordenação entre vários departamentos do Ministério da Administração Interna, do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça, do Ministério das Infraestruturas e Habitação e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O primeiro-ministro justificou o convite a Carlos Moedas para o Conselho de Ministros para fazerem “um ponto de situação” e também para lhe transmitir “a solidariedade e apoio de todo o Governo”.

“Não posso deixar de prestar nesta ocasião o meu profundo agradecimento e reconhecimento a todas as entidades envolvidas no socorro às vítimas”, disse, detalhando as várias autoridades que prestaram auxílio, entre bombeiros, proteção civil, forças de segurança ou hospitais.

O Governo decretou um dia de luto nacional, que se cumpre esta quinta-feira. Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal, entre esta quinta-feira e sábado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.