Centro de Investigação Marinha faz 25 anos e debate futuro sustentável

Centro de Investigação Marinha faz 25 anos e debate futuro sustentável
Foto: DR
| Porto
Porto Canal/Agências

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto, assinala na segunda-feira 25 anos com um “debate sobre os grandes desafios globais e o papel das ciências marinhas e ambientais para um futuro sustentável”.

Num comunicado esta quarta-feira divulgado, a instituição sediada em Matosinhos esclarece que New Horizons é o nome da conferência que pretende celebrar “as conquistas científicas do centro de investigação”, propondo também “um olhar crítico para a atualidade e o desenho estratégico do futuro tendo como referência a sustentabilidade do planeta como um todo”.

“Este é um evento que reforça o papel do CIIMAR como centro de excelência científica com impacto nacional e projeção global numa altura em que o planeta e, por conseguinte, a sociedade, enfrentam pressões sem precedentes que exigem respostas integradas, colaborativas e sustentadas no melhor que a ciência pode oferecer” explica Joana Xavier, investigadora do CIIMAR e comissária da conferência.

A responsável sublinha estar em causa “uma oportunidade estratégica para reunir as vozes que moldaram, desafiaram e expandiram o papel do CIIMAR na ciência, na inovação e na sociedade ao longo dos últimos 25 anos e que vão ajudar a desenhar o futuro das ciências Marinhas e Ambientais”.

Em concreto, a iniciativa “propõe construir uma projeção sobre os caminhos futuros da investigação marinha, da sustentabilidade do Oceano e da integração de políticas públicas para gestão dos seus recursos e da sustentabilidade da bioeconomia azul”.

A conferência vai reunir “gerações de cientistas, decisores políticos, líderes empresariais e atores da sociedade civil, assumindo o conhecimento atual como eixo central da transformação ambiental, económica e social”.

O evento vai focar-se em temas como o futuro do mar profundo, a mitigação dos efeitos das alterações globais em aquacultura, uma visão sobre a história da utilização dos recursos marinhos marcada no ADN, um olhar para os desafios atuais das ciências marinhas ou o papel das redes colaborativas nas políticas públicas para o Oceano.

Entre os convidados internacionais, o CIIMAR destaca Alex Rogers do National Oceanography Centre no Reino Unido, Anya Waite, diretora do Ocean Frontier Institute no Canadá, ou Fiona Grant, presidente do European Marine Board.

A conferência contará também com a presença de convidados nacionais como Vítor Vasconcelos, diretor do CIIMAR, Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Assunção Cristas, professora universitária e antiga ministra da Agricultura e do Mar e Telmo Carvalho, Coordenador adjunto do Comité Nacional Português da Década dos Oceanos, Portugal.

A iniciativa realiza-se na segunda-feira, entre as 09h30 e as 18h00, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

+ notícias: Porto

Primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas em 2026 arranca esta terça-feira

A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.