Coimbra inaugura centro de ginástica que homenageia Carlos Cidade

Coimbra inaugura centro de ginástica que homenageia Carlos Cidade
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Coimbra inaugurou esta quarta-feira o Centro Municipal de Ginástica Carlos Cidade, que homenageia o antigo vereador socialista que faleceu em maio de 2022 e que foi vice-presidente no anterior mandato autárquico.

O complexo desportivo, situado no Vale das Flores, foi adjudicado no anterior executivo, liderado pelo PS, depois de a empresa Supera vencer o concurso público para a construção daquele centro com quase dez mil metros quadrados, com piscinas, ginásio, spa e outras instalações, num investimento de 11 milhões de euros.

Como contrapartida pela concessão dos terrenos municipais por 40 anos, a empresa construiu, num edifício contíguo, um centro de treinos para ginástica que reverte para a Câmara de Coimbra.

“É um dia de união em torno de um projeto e de um sonho”, afirmou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS/NC/PPM/A/R/V), na inauguração do Centro Municipal de Ginástica Carlos Cidade.

Para o autarca, a homenagem evoca a “gratidão da cidade que [Carlos Cidade] tanto amou”, considerando aquela obra um importante legado deixado pelo antigo vereador.

Com a presença de familiares e amigos e membros do atual executivo e do anterior (incluindo o ex-presidente da Câmara, Manuel Machado), a sessão de inauguração contou com intervenções da filha, Andreia Cidade, e da mulher, Ana Gomes.

Para o vereador com a pasta do desporto, Carlos Lopes, a infraestrutura “não poderia ter outro nome”, recordando o empenho de Carlos Cidade para que aquela obra fosse realizada.

Questionado pelos jornalistas no final da sessão, o vereador esclareceu que o espaço será de gestão municipal, referindo que o próximo executivo poderá trabalhar “sobre essa gestão”.

Segundo Carlos Lopes, quatro clubes de ginástica do concelho irão usar o centro para treinos, que terá dois funcionários municipais associados e estará aberto seis dias por semana.

Além do espaço de treinos, o espaço conta com balneários, escritórios e salas de convívio que poderão ser usados pelos clubes.

“Estamos também a conversar com o grupo Supera para que os clubes de ginástica tenham melhores condições de acesso às instalações do grupo”, disse.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Ginástica, Luís Arrais, também presente na cerimónia, aquele centro “é um espaço de primeira linha, com muita qualidade”.

Além de poder melhorar a qualidade dos treinos dos ginastas da região, Luís Arrais acredita que o espaço poderá ser usado no futuro para estágios das seleções para preparação para taças do mundo.

O nome associado ao centro municipal foi sugerido em 2024 pelo deputado socialista Ferreira da Silva, numa assembleia municipal, que foi aceite pelo presidente da Câmara de Coimbra.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.