Arouca com balcão para ajudar agricultores afetados por fogos que geraram danos de 10 milhões de euros

Arouca com balcão para ajudar agricultores afetados por fogos que geraram danos de 10 milhões de euros
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara Municipal de Arouca pôs em funcionamento um balcão de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios de julho e cujos prejuízos a autarquia estimou esta terça-feira serem na ordem dos 10 milhões de euros.

O novo serviço está a funcionar no Gabinete Técnico-Florestal, situado na Avenida 25 de Abril, no centro da referida vila do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do porto, e destina-se a "auxiliar nos pedidos de apoio excecional aos agricultores afetados pelos incêndios de julho, que atingiram as freguesias de Alvarenga, Santa Eulália, Tropêço, Canelas, Espiunca, Arouca e Burgo".

Fonte oficial da autarquia realça que, nesta fase, só estão disponíveis candidaturas para pedidos referentes "à perda de animais, de culturas anuais, de plantações plurianuais e de máquinas, equipamentos e espaços de apoio à atividade agrícola", mas afirma que o gabinete tem como objetivo "auxiliar todas as pessoas que necessitarem de ajuda para aceder a apoios".

Quanto ao universo de proprietários afetados, a mesma fonte adianta, com base na auscultação prévia que os técnicos de Ação Social da autarquia já executaram no terreno : "Até ao momento, 150 particulares apresentaram danos. Num levantamento prévio, estimam-se prejuízos na ordem dos 10 milhões de euros".

Em causa está o incêndio que deflagrou a 28 de julho numa zona florestal de Arouca e que foi dado como dominado a 1 de agosto. Nesse período, o fogo consumiu cerca de 4.000 hectares de terreno.

Segundo a Câmara de Arouca, as verbas disponíveis são para as intervenções estipuladas no Decreto-Lei N.º 98-A/2025 de 24 de Agosto, que define as medidas de apoio e mitigação do impacto de incêndios rurais, nomeadamente ao nível da aquisição de bens imediatos, incentivo financeiro extraordinário à manutenção de postos de trabalho e restabelecimento do potencial produtivo das culturas agrícolas.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.