Pedro Costa volta a ser candidato do PS à Câmara de Amares

Pedro Costa volta a ser candidato do PS à Câmara de Amares
Foto: Pedro Costa I Amares '25
| Norte
Porto Canal/Agências

Pedro Costa é o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Amares, no distrito de Braga, às eleições autárquicas de 12 de outubro, repetindo a candidatura de há oito anos.

“Em 2017, foi candidato à câmara e em 2021 foi número dois da candidatura, estando, por isso, no papel interventivo de vereador de oposição nos últimos dois mandatos. No passado, foi membro da Assembleia e Junta de Freguesia de Amares, bem como líder de bancada do PS na Assembleia Municipal de Amares”, refere o PS local, em comunicado enviado esta terça-feira à agência Lusa.

Pedro Costa, 55 anos, é licenciado e mestre em Ciências da Comunicação, tem uma pós-graduação em Marketing Digital e E-Business, e exerce atualmente a função de Técnico Superior na Universidade do Minho, onde integra a equipa de assessoria da Reitoria.

“A experiência adquirida e as equipas que se juntaram a nós fazem-nos acreditar que a nossa câmara voltará a ser gerida com matriz socialista e humanista, que teve bons resultados no passado”, refere o candidato, citado no comunicado.

Anteriormente foi jornalista, editor, diretor de estação e ‘voz-off’ de rádio e televisão. Lecionou, a convite, jornalismo audiovisual e foi também formador e consultor editorial.

Pedro Costa é filho de ex-emigrantes, nasceu em França, e reside desde criança em Amares. É casado e tem dois filhos.

“Desde muito jovem ligado ao associativismo e prática desportiva, contribui regularmente em iniciativas culturais e de solidariedade social. Também fundou e preside a uma IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] – a Valoriza - que lida com a problemática da deficiência mental, bem como implementa respostas inovadoras no envelhecimento em comunidade”, indica o comunicado.

O número dois da candidatura é o independente Delfim Rodrigues, 56 anos, bancário, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Amares e ex-presidente da Junta de Freguesia de Lago.

Nos lugares seguintes duas autarcas: Elisabete Cunha, atual presidente da Junta de Freguesia de Bouro Santa Maria e Rita Gomes, que atualmente é secretária da União de Freguesias de Amares e Figueiredo.

Completam os lugares efetivos da lista da Câmara Municipal o bancário Agostinho Araújo, a técnica de contabilidade Helena Freitas e a comunicóloga Margarida Silva, elemento que atualmente pertence à Juventude Socialista de Amares.

O candidato à Assembleia Municipal de Amares pelo PS é o consultor Domingos Paulo Silva, seguindo-se na lista a jurista Mónica Fernandes Silva e o enfermeiro gestor Manuel Moreira Bastos.

Nas 16 freguesias do concelho, o PS apresentou 11 candidaturas próprias, contando ainda com o apoio de 3 candidatos independentes.

O atual executivo é composto por quatro vereadores da coligação PSD/CDS-PP, dois do PS e um independente.

Emanuel Magalhães já foi anunciado como cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Amares.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.