Pedro Costa volta a ser candidato do PS à Câmara de Amares
Porto Canal/Agências
Pedro Costa é o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Amares, no distrito de Braga, às eleições autárquicas de 12 de outubro, repetindo a candidatura de há oito anos.
“Em 2017, foi candidato à câmara e em 2021 foi número dois da candidatura, estando, por isso, no papel interventivo de vereador de oposição nos últimos dois mandatos. No passado, foi membro da Assembleia e Junta de Freguesia de Amares, bem como líder de bancada do PS na Assembleia Municipal de Amares”, refere o PS local, em comunicado enviado esta terça-feira à agência Lusa.
Pedro Costa, 55 anos, é licenciado e mestre em Ciências da Comunicação, tem uma pós-graduação em Marketing Digital e E-Business, e exerce atualmente a função de Técnico Superior na Universidade do Minho, onde integra a equipa de assessoria da Reitoria.
“A experiência adquirida e as equipas que se juntaram a nós fazem-nos acreditar que a nossa câmara voltará a ser gerida com matriz socialista e humanista, que teve bons resultados no passado”, refere o candidato, citado no comunicado.
Anteriormente foi jornalista, editor, diretor de estação e ‘voz-off’ de rádio e televisão. Lecionou, a convite, jornalismo audiovisual e foi também formador e consultor editorial.
Pedro Costa é filho de ex-emigrantes, nasceu em França, e reside desde criança em Amares. É casado e tem dois filhos.
“Desde muito jovem ligado ao associativismo e prática desportiva, contribui regularmente em iniciativas culturais e de solidariedade social. Também fundou e preside a uma IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] – a Valoriza - que lida com a problemática da deficiência mental, bem como implementa respostas inovadoras no envelhecimento em comunidade”, indica o comunicado.
O número dois da candidatura é o independente Delfim Rodrigues, 56 anos, bancário, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Amares e ex-presidente da Junta de Freguesia de Lago.
Nos lugares seguintes duas autarcas: Elisabete Cunha, atual presidente da Junta de Freguesia de Bouro Santa Maria e Rita Gomes, que atualmente é secretária da União de Freguesias de Amares e Figueiredo.
Completam os lugares efetivos da lista da Câmara Municipal o bancário Agostinho Araújo, a técnica de contabilidade Helena Freitas e a comunicóloga Margarida Silva, elemento que atualmente pertence à Juventude Socialista de Amares.
O candidato à Assembleia Municipal de Amares pelo PS é o consultor Domingos Paulo Silva, seguindo-se na lista a jurista Mónica Fernandes Silva e o enfermeiro gestor Manuel Moreira Bastos.
Nas 16 freguesias do concelho, o PS apresentou 11 candidaturas próprias, contando ainda com o apoio de 3 candidatos independentes.
O atual executivo é composto por quatro vereadores da coligação PSD/CDS-PP, dois do PS e um independente.
Emanuel Magalhães já foi anunciado como cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Amares.
