Maia e IP querem soluções para mitigar impactos da EN14 no centro da cidade

Maia e IP querem soluções para mitigar impactos da EN14 no centro da cidade
Foto: Infraestruturas de Portugal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara da Maia e a Infraestruturas de Portugal (IP) vão assinar na terça-feira um Acordo de Gestão com a finalidade de estudar soluções para mitigar os impactos da Estrada Nacional 14 (EN 14) no centro urbano da cidade.

Segundo comunicado esta sexta-feira enviado por aquela autarquia do distrito do Porto, o protocolo a ser assinado irá estabelecer os termos da colaboração do município com a IP para que sejam estudadas soluções que promovam maior fluidez de tráfego e integração urbana no troço da EN 14 entre os quilómetros 5,9 e 7,4.

O acordo visa também o desenvolvimento do projeto de execução por iniciativa do município e a avaliação técnica e eventual implementação das medidas por parte da IP, condicionada à sua inclusão em planos de investimento ou programas do Governo.

“A EN14 é uma via estruturante que liga Porto a Braga, atravessando a cidade da Maia e servindo a Zona Industrial Maia I e a A41. O acordo agora celebrado representa um passo decisivo para a reposição da continuidade urbana da Maia”, destaca a câmara.

A cerimónia de assinatura está marcada para terça-feira pelas 16h00 e tem as presenças previstas do ministro das Infraestruturas e Habitação, do presidente do Conselho de Administração da IP e do presidente da Câmara da Maia.

+ notícias: Norte

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.

PSP detém suspeito de violência doméstica em Gaia e apreende arma de fogo

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia um homem de 22 anos suspeito do crime de violência doméstica, tendo apreendido uma arma de fogo, duas armas brancas e mais de 10 mil euros.