Ministra do Ambiente anuncia 3 milhões de euros para parque ecológico em Vila Real

Ministra do Ambiente anuncia 3 milhões de euros para parque ecológico em Vila Real
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

A ministra do Ambiente anunciou esta sexta-feira um investimento de 3 milhões de euros para a criação do Parque Ecológico de Tourinhas, na cidade de Vila Real, um projeto que contará com financiamento do Fundo Ambiental.

O projeto já tinha sido enviado pela Câmara de Vila Real ao Ministério do Ambiente e Energia e a ministra, Maria da Graça Carvalho, garantiu esta sexta-feira que o investimento é para avançar, através do Fundo Ambiental.

O anúncio foi feito durante uma visita ao Parque Natural do Alvão (PNA), afetado por um grande incêndio que lavrou na serra do Alvão entre 2 e 13 de agosto.

“É um projeto interessante e que vai ser muito bom para a cidade”, realçou a ministra, que explicou que a zona onde vai ser implementado, junto à ribeira de Tourinhas, próximo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), “é muito bonita, mas precisa de algum cuidado e algum investimento”.

O investimento previsto é de 3 milhões de euros em três anos.

Esta não é, assegurou a ministra, uma compensação, mas é algo que Vila Real precisa.

O presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, agradeceu a “boa notícia” e explicou que a área que vai ser intervencionada está debilitada, que ali vai ser feita a recuperação das espécies, colocados equipamentos para fruição da população e destacou que vai ser criado um laboratório vivo.

O município realçou que, devido aos valores ambientais em presença e ao seu estado de degradação, é necessário avançar com uma intervenção de reabilitação e promoção daquela área e a criação de um parque ecológico que possa servir de suporte a todas as ações de educação ambiental que possam ser desenvolvidas pela comunidade, particularmente pela comunidade escolar.

+ notícias: Norte

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

A viatura de socorro animal do Batalhão de Bombeiros Sapadores de Braga já resgatou da via pública, desde 2020, ano em que começou a operar, 1.970 animais feridos ou doentes, revelou o município.

PSP detém suspeito de violência doméstica em Gaia e apreende arma de fogo

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia um homem de 22 anos suspeito do crime de violência doméstica, tendo apreendido uma arma de fogo, duas armas brancas e mais de 10 mil euros.