Fogo em Vinhais destrói o trabalho de um ano a Mabilde e deixa o gado sem alimento

Fogo em Vinhais destrói o trabalho de um ano a Mabilde e deixa o gado sem alimento
| Norte
Porto Canal/Agências

O incêndio que esta sexta-feira lavra em Vinhais, que chegou a ameaçar aldeia de Ervedosa, "trouxe desgraça" a Mabilde Cardoso e ao marido, que ficaram sem a curriça e quatro mil fardos, perdendo todo o alimento para o gado.

O “trabalho de um ano" foi assim consumido pelas chamas. "Ardeu-nos uma curriça, tínhamos lá os fardos, de palha e feno, para as ovelhas comerem e caiu-nos a curriça abaixo. Tínhamos lá também material de construção, porque andávamos a aumentar a curriça", contou à Lusa Mabilde Cardoso.

Embora tenha um emprego, Mabilde Cardoso admite que as cerca de 240 ovelhas são o grande sustento da família.

"Ficámos sem nada", disse, não escondendo a emoção.

O gado não morreu, mas foi por pouco. Quando viram o incêndio a aproximar-se foram tirar os animais da curriça. "Tínhamos lá umas paridas, com cordeiros pequenos, e uma cadela com dois cães, que tinham nascido há 15 dias, e consegui resgatá-los antes de o fogo chegar lá. Metemo-las no trator e conseguimos salvá-las, de resto ficou lá tudo", explicou.

Salvar a propriedade e a infraestrutura era impossível, porque o fogo era "muito forte" e "havia muito vento àquela hora". A curriça acabou por arder por volta das 23h00 de quinta-feira. Nem o facto de o terreno estar limpo impediu o rasto de destruição.

"Nunca pensámos que ardesse mesmo, porque nós tínhamos aquilo limpo à volta. O meu marido teve o cuidado de limpar o que era dele e o que não é, porque há gente que nem se interessa de limpar os terrenos e o meu marido teve esse cuidado", afirmou.

Mabilde Cardoso disse ainda que "não havia hipótese" de os bombeiros impedirem a destruição, porque "havia fogo em cima e em baixo".

Agora, desabafou, "resta viver um dia de cada vez e ver o que vem a seguir".

O casal veio há sete anos da Suíça. A "paixão" do marido de Mabilde Cardoso pelo gado fê-lo ser pastor e planeava até "aumentar" a criação de ovelhas, bem como a curriça. O incêndio estragou-lhe os planos.

Quanto a apoios do Governo, Mabilde Cardoso não mostrou ter muita esperança, apenas vai aguardar pelo "amanhã".

O incêndio em Vinhais começou na aldeia de Palas, na quinta-feira, às 11h00, e chegou a ter três frentes ativas. Além de Palas e Ervedosa, afetou ainda as aldeias de Nuzedo de Baixo, Agrochão e Falgueiras.

Pelas 14h00, o fogo tinha ainda uma frente ativa no Serro das Penhas Juntas e contava com a mobilização de mais de 480 operacionais no terreno, apoiados por 10 meios aéreos.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.