Humberto Martins lidera coligação BE/PAN à Câmara de Vila do Conde

Humberto Martins lidera coligação BE/PAN à Câmara de Vila do Conde
Foto: DR
| Política
Porto Canal/Agências

Humberto Martins, de 66 anos, é o candidato da coligação Bloco de Esquerda (BE) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à presidência da Câmara de Vila do Conde, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, anunciou esta sexta-feira o próprio à agência Lusa.

Natural do Rio de Janeiro, no Brasil, mas residente em Vila do Conde há 56 anos, Humberto Martins está aposentado após ter trabalhado como segurança privada, e explicou que aceitou ser cabeça de lista da coligação por acreditar que a junção dos dois partidos “pode apresentar uma alternativa credível” no concelho.

“Juntámos sinergias para propor algo mais interessante do que o que existe hoje em Vila do Conde. É uma candidatura agregadora, de valores e ideias, que defende o cidadão comum e pretende apresentar soluções concretas”, afirmou o candidato.

Entre as propostas destaca-se a criação da “segunda-feira do idoso”, com excursões semanais organizadas pela autarquia para promover o acesso à cultura e ao lazer a todos os seniores do concelho.

“Os autocarros da câmara levariam os idosos a visitar museus, monumentos, montanhas ou praias. O objetivo é garantir que todas as freguesias tenham acesso a estas iniciativas e que nenhum idoso fique de fora”, explicou Humberto Martins.

Outra medida inovadora é a criação de dois restaurantes municipais de alimentação saudável, nas Caxinas e em Vila do Conde, com refeições a preços simbólicos, confecionadas sem sal ou açúcar e com acompanhamento de nutricionistas.

“Propomos refeições equilibradas, com fruta, água e um copo de vinho tinto, a preços acessíveis. Os utentes teriam um cartão municipal para garantir o acesso apenas a residentes, e em articulação com os centros de saúde seria possível avaliar os benefícios na sua saúde. Se o Estado nos cuida na saúde, na segurança e na educação, também deve cuidar da alimentação”, detalhou.

Humberto Martins criticou a atual gestão socialista da câmara em matérias como a renegociação do contrato de concessão da água com a Indaqua, considerando que a anunciada redução tarifária não se refletiu nas faturas, mas reconheceu “algumas medidas positivas”, como o apoio financeiro a estudantes.

Num comunicado conjunto, a coligação BE/PAN definiu ainda como eixos principais do programa a habitação, mobilidade, ambiente, justiça social, educação, cultura, bem-estar animal e transparência na gestão autárquica.

A Câmara de Vila do Conde é atualmente liderada pelo socialista Vítor Costa, num executivo composto por cinco eleitos do PS, dois do movimento NAU, um do PSD e um independente.

Além de Humberto Martins (BE/PAN), já assumiram candidaturas Luísa Maia (PSD/CDS-PP), Carlos Macedo (Iniciativa Liberal), Nádia Marques (CDU) e Pedro Silva (Chega).

O atual presidente, Vítor Costa (PS), encabeça a lista da candidatura do PS, mas ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.