Homem detido por suspeitas de ter ateado dois fogos em Cabeceiras de Basto

Homem detido por suspeitas de ter ateado dois fogos em Cabeceiras de Basto
| Norte
Porto Canal/Agências

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 64 anos suspeito de ter ateado dois fogos florestais em Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, a 2 de agosto, informou esta quinta-feira esta força policial.

O suspeito, desempregado, foi detido fora de flagrante delito, frisou.

Em comunicado, a PJ referiu que testemunhas que circulavam na Estrada Nacional (EN205) aperceberam-se que por volta da meia-noite deflagrou um incêndio na freguesia de Painzela, em Cabeceiras de Basto.

Depois do fogo ser extinto por populares que passavam pelo local começou, de seguida, um segundo incêndio, mas, desta vez, de rápida propagação que não causou danos de maior dimensão por intervenção dos bombeiros, explicou.

Na sequência das diligências, os inspetores da PJ recolheram “um relevante acervo de prova que fundamenta a imputação ao suspeito da autoria dos dois incêndios, presumivelmente iniciados por meio de chama direta”.

O local onde os incêndios foram ateados situa-se numa zona com “elevado potencial de propagação a extensas manchas florestais” que criou um grave risco para toda a floresta e habitações, adiantou a PJ.

O detido, com antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, vai ser esta quinta-feira presente a primeiro interrogatório judicial.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo até terça-feira devido à chuva e ventos fortes

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão até terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva “persistente e por vezes forte” e ventos fortes, alertou o IPMA.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.