Técnico superior de diagnóstico Nuno Miguel Silva candidata-se pelo Bloco de Esquerda a Valongo
Porto Canal/Agências
O técnico superior das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica Nuno Miguel Silva é candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Valongo para representar as “mulheres invisíveis, os jovens sem casa, os idosos esquecidos e os trabalhadores precários”.
“Esta candidatura nasce da convicção de que a política deve servir as pessoas, dando voz a quem nunca foi ouvido e transformando o invisível em força transformadora”, disse esta quarta-feira à Lusa o bloquista, de 35 anos.
Nuno Miguel Silva afirmou que esta candidatura é “das mulheres invisíveis que dedicaram uma vida inteira ao cuidado da casa, da família e da comunidade sem salário, sem reconhecimento e, muitas vezes, sem direito sequer a uma reforma e dos jovens sem casa, expulsos pela especulação imobiliária”.
“É dos trabalhadores precários que vivem com contratos curtos e salários baixos, é dos idosos esquecidos a quem faltam respostas de proximidade e é de todas as pessoas que se levantam cedo, trabalham duro e querem um concelho mais justo”, acrescentou.
Segundo o candidato do BE, esta sua candidatura rompe o silêncio, traz pluralidade e defende quem nunca foi ouvido.
Sendo, por esse motivo, uma candidatura verdadeiramente de esquerda porque não foge das lutas difíceis e está do lado certo da história, vincou.
Querendo uma cidade mais justa, mais democrática e mais inclusiva, Nuno Miguel Silva propõe-se criar habitação digna e acessível para que ninguém seja forçado a abandonar a terra onde nasceu.
Em matéria de mobilidade, o bloquista quer transportes públicos integrados e gratuitos, e a extensão do metro até Valongo. Já no que toca ao ambiente, defende o encerramento definitivo do aterro de Sobrado e a criação de novas zonas verdes.
Nas suas prioridades está ainda a criação de creches públicas, gabinetes de apoio ao idoso e de combate à violência doméstica.
A acrescentar a estas medidas, Nuno Miguel Silva apontou a necessidade de ter orçamentos participativos em cada freguesia.
Concorrem à Câmara de Valongo o vice-presidente da autarquia, Paulo Ferreira (PS), o líder da concelhia do PSD/Valongo, Hélio Rebelo, Vítor Parati (PAN), o deputado municipal Rui Silva (Chega), Carlos Linhares (IL) e Adriano Ribeiro (CDU).
O executivo do município é formado por seis elementos do PS e três da coligação PSD/CDS-PP.
As eleições autárquicas vão decorrer dia 12 de outubro.
