Shopping de Viana do Castelo pede desafetação de cinemas que para já vão manter-se abertos

Shopping de Viana do Castelo pede desafetação de cinemas que para já vão manter-se abertos
| Norte
Porto Canal/ Agências

A administração do Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, pediu, em maio, a desafetação das quatro salas de cinema do centro comercial, mas, "de momento", o complexo explorado pela Cineplace, que até quer investir mais, continuará a funcionar.

"Quanto aos cinemas Cineplace Estação Viana Shopping, o pedido de desafetação foi efetuado pelo proprietário: Estação Viana Centro Comercial, SA", referiu fonte oficial da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) à Lusa em 07 de agosto.

De acordo com a IGAC, "a justificação apresentada pela requerente para o pedido assenta no facto de as salas de exibição cinematográfica não terem, atualmente, espectadores em número suficiente que justifiquem o seu funcionamento".

O operador dos cinemas, a empresa Cineplace, questionada pela Lusa na sequência da informação remetida pela IGAC, disse que o encerramento dos cinemas "não tem qualquer fundamento", estando até a "desenvolver planos para investir na modernização do cinema de Viana do Castelo".

Já fonte oficial da Sonae Sierra, que gere o centro comercial que pediu a desafetação das salas, refere que "de momento, no que respeita aos cinemas estes mantêm a sua operação habitual, sem qualquer alteração", mas admite que "está em constante análise de diferentes oportunidades dentro da gestão do seu ativo".

O Estação Viana Shopping visa "oferecer um 'tenant mix' [mistura de inquilinos] equilibrado e melhorar a experiência do visitante", refere a mesma fonte da Sonae Sierra.

A Lusa questionou posteriormente a Sonae Sierra sobre se, mesmo não havendo alterações previstas de momento, estão previstas nalgum prazo, mas não obteve mais esclarecimentos.

Já em informações adicionais solicitadas pela Lusa, fonte oficial do Ministério da Cultura revelou que o pedido de desafetação foi feito no dia 20 de maio e que "não se encontra fixado prazo limite para ocorrer".

A Lusa pediu ainda mais esclarecimentos à IGAC e ao Ministério da Cultura sobre o processo de desafetação e aguarda resposta.

Além das quatro salas do Estação Viana Shopping, estão registadas mais quatro estruturas com dados de bilheteira transmitidos ao Instituto do Cinema e Audiovisual no distrito de Viana do Castelo: o cinema Verde Viana, também em Viana do Castelo, o Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e o Cineteatro João Verde, em Monção.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.