Liga dos Bombeiros vai levar ao PR preocupações sobre coordenação do combate

Liga dos Bombeiros vai levar ao PR preocupações sobre coordenação do combate
Foto: Liga dos Bombeiros Portugueses
| País
Porto Canal/Agências

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) afirmou esta sexta-feira que vai levar ao Presidente da República as preocupações estruturais das corporações, mas também preocupações sobre a coordenação do combate aos incêndios.

Para a próxima semana está prevista uma reunião da LBP em Belém e António Nunes promete discutir “as reivindicações já feitas e as preocupações com o que se tem passado nos últimos dias".

A par da “questão das carreiras dos bombeiros voluntários, estatuto social do bombeiro, o estatuto de dirigente associativo ou comando nacional de bombeiros”, a LBP vai “expor algumas preocupações sobre aquilo que se passou durante este período de combate aos incêndios florestais”.

Em causa está a “falta de coordenação, da aplicação dos meios, disfunção da proteção civil e falta de informação”, salientou António Nunes.

O presidente da LBP pretende também discutir com o Presidente da República o atraso no pedido de ajuda internacional e a “não convocação da Comissão Nacional de Proteção Civil”.

"Perante a situação em muitos concelhos do interior do país, onde têm lavrado incêndios de grande intensidade, continuamos a não perceber porque é que a comissão não está ainda convocada”, disse António Nunes.

Por outro lado, a “falta de um comando de bombeiros” prejudica a atuação no combate, acrescentou António Nunes, que elogiou a abertura do Presidente em ouvir a LBP.

Marcelo Rebelo de Sousa “já demonstrou, ao longo do seu mandato, um grande reconhecimento em relação aos bombeiros” e ao seu “trabalho imprescindível em prol das populações e na primeira linha da defesa das nossas populações”, acrescentou ainda o dirigente da LBP.

+ notícias: País

Onze barras marítimas fechadas a toda a navegação devido ao mau tempo

Onze barras marítimas de Portugal continental estão, este sábado, fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo um alerta da Autoridade Marítima Nacional.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.