Pedro Silva é candidato do Chega à Câmara de Vila do Conde

Pedro Silva é candidato do Chega à Câmara de Vila do Conde
Foto: DR
| Política
Porto Canal/Agências

O coordenador da concelhia do Chega de Vila do Conde, Pedro Silva, é o candidato do partido à presidência da câmara local, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, anunciou esta quarta-feira o próprio à agência Lusa.

O gestor operacional de frota, de 46 anos, justificou a decisão da candidatura com a necessidade de “uma mudança” e de “uma rutura com a velha política”, considerando que o atual executivo liderado pelo PS em Vila do Conde “tem apenas servido interesses instalados e algumas elites”, esquecendo o cidadão comum.

“Esta câmara, tal como outras do país, tem funcionado como um clube de amigos, e acho que todos merecemos igualdade. Uma das prioridades passa por dar dignidade a todos os habitantes que ainda não têm saneamento básico, algo que devia ser um direito de todos”, disse Pedro Silva à agência Lusa.

Outra das medidas apontadas como prioritária é a realização de uma auditoria às finanças da autarquia e das juntas de freguesia, com o objetivo de “saber o real estado das coisas e perceber se podemos ou não realizar determinadas obras”.

“Queremos ser uma autarquia de contas certas e pagar hora a hora e a tempo aos fornecedores, para podermos ter um fundo de maneio. Queremos ser uma autarquia exemplar nesse aspeto”, defendeu.

Na área do turismo, Pedro Silva disse querer “inovar a cidade” e dinamizar a economia local, falando num “estudo de um projeto para uma nova marina e outro para promover a cultura e história de Vila do Conde”.

Entre as propostas na área do turismo está também a criação de um comboio turístico que percorra todas as freguesias do concelho.

“Seria algo de que mesmo os vila-condenses poderiam usufruir. Vila do Conde não é só o mar e a praia, e as nossas crianças nas escolas devem conhecer o que existe no concelho”, sustentou.

O candidato acusou o atual executivo de não cumprir várias promessas, designadamente na área da habitação social, e defendeu que apenas uma auditoria poderá esclarecer a questão da concessão do abastecimento de água.

“Todos os partidos falam do assunto, mas quem disser que vai fazer alguma coisa pode estar a cometer uma ‘gaffe’, porque não temos acesso ao contrato. Vamos pedir esse documento e levá-lo até às últimas instâncias”, disse.

A Câmara de Vila do Conde é atualmente liderada pelo socialista Vítor Costa, num executivo municipal composto por cinco eleitos do PS, dois do movimento NAU, um do PSD e um independente.

Além de Pedro Silva (Chega), já foram anunciadas as candidaturas de Luísa Maia (PSD/CDS-PP), Carlos Macedo (Iniciativa Liberal) e Nádia Marques (CDU).

O atual presidente da Câmara, Vítor Costa, ainda não se pronunciou publicamente sobre a sua candidatura.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.