Partido Liberal Social candidata ao Porto empresário Luís Tinoco Azevedo

Partido Liberal Social candidata ao Porto empresário Luís Tinoco Azevedo
| Porto
Porto Canal/Agências

O Partido Liberal Social candidata à Câmara do Porto o empresário da área da transformação digital Luís Tinoco Azevedo, que defendeu esta quarta-feira à Lusa a municipalização e “um poder mais próximo dos cidadãos”.

Apesar de estarem ainda “a discutir” e a fechar o programa autárquico ao Porto, Luís Tinoco Azevedo revelou que uma das “ideias fortes” será a defesa de mais poder para os municípios “e não tanto para estas camadas intermédias das regiões e das CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional)".

Ao Porto, o partido fundado em março deste ano vai focar-se em “três temas principais”. Para além da questão das competências para os municípios, o programa vai apresentar propostas para a habitação e para os transportes.

Para além de uma lista à vereação da Câmara do Porto, o Partido Liberal Social apresentou ainda candidatos à Assembleia Municipal, Ramalde, Paranhos e União de Freguesias do Centro Histórico do Porto.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (Partido Liberal Social).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Idosos de Gaia voltam a ter Andante comparticipado com cartão Gaia Amiga

O presidente da Câmara de Gaia anunciou esta quinta-feira que, a partir de março, as pessoas com mais de 65 anos e pensionistas poderão usufruir do cartão Gaia Amiga e ter o passe Andante totalmente ou em parte comparticipado.

Escolas médicas da Universidade do Porto lançam licenciatura em Saúde Pública

As duas escolas de saúde da Universidade do Porto (U.Porto) vão abrir em setembro, no ano letivo 2026/27, uma nova licenciatura em Ciências da Saúde Pública, que visa formar profissionais capazes de intervir em ameaças emergentes.

Porto e Galiza exigem TGV em 2032 sem interferência da ligação Lisboa-Madrid

Os presidentes da Câmara do Porto e da Junta da Galiza exigiram que a ferrovia de alta velocidade nas regiões esteja concluída em 2032, vincando que a ligação Lisboa-Madrid não pode impedir a prioridade do Eixo Atlântico.