Fogo descontrola-se e leva ao confinamento de moradores de Vale Frechoso em Vila Flor

Fogo descontrola-se e leva ao confinamento de moradores de Vale Frechoso em Vila Flor
| Norte
Porto Canal/Agências

Uma frente ativa em Vale Frechoso, concelho de Vila Flor, descontrolou-se, adiantou esta terça-feira à Lusa o presidente da câmara, e aproxima-se da aldeia, o que já levou ao confinamento dos moradores.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Lima, referiu que a situação está a ficar complicada, com o descontrolo da única frente que estava ativa.

Para já não há habitações ameaçadas, mas teme-se que isso aconteça, devido ao vento. Ainda assim, os moradores já estão confinados na igreja, por precaução.

O caminho municipal 603, que liga à aldeia, está cortado.

Esta manhã, o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil, Noel Afonso, avançou, à Lusa, que havia apenas uma frente ativa em Vale Frechoso, Vila Flor, e que o incêndio estava resolvido em Mirandela e Alfândega da Fé. Com o vento forte, o cenário é agora outro e a situação complica-se.

Em Alfândega da Fé, houve um reacendimento na aldeia de Valverde.

Em declarações à Agência Lusa, Manuel Vieira, vice-presidente da União das Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde, explicou que o fogo “lavra com intensidade” e, apesar de não haver habitações, para já, em perigo, as chamas dirigem-se nesse sentido.

“O fogo começou em Valverde, mas se for em direção à serra aí fica perigoso”, afirmou.

Nesta localidade estão vários operacionais a tentar combater o incêndio, mas, devido à extensa coluna de fumo, os meios aéreos estão com dificuldades em atuar.

O IC5 entre Junqueira e Alfândega da Fé também já foi cortado ao trânsito.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.