Esposende cancela fogo-de-artifício do Dia do Município em solidariedade com bombeiros e populações

Esposende cancela fogo-de-artifício do Dia do Município em solidariedade com bombeiros e populações
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Esposende cancelou o espetáculo de fogo-de-artifício agendado para esta terça-feira à meia-noite e integrado nas comemorações do Dia da Cidade e do Município em solidariedade com os bombeiros e populações afetadas pelos incêndios.

“De acordo com o comunicado oficial do Governo, emitido a 17 de agosto [domingo], a situação de alerta mantém-se até às 23h59 de terça-feira [19 de agosto]. Apesar de o fogo-de-artifício estar agendado para a meia-noite do dia 19, em sinal de solidariedade para com os bombeiros e populações afetadas pelos incêndios, o Município de Esposende optou pelo cancelamento do espetáculo pirotécnico”, referiu a autarquia, num comunicado publicado na sua página oficial de Internet.

A câmara agradece a compreensão da população e expressa solidariedade para com os bombeiros e as populações afetadas pelos incêndios que assolam várias regiões do país.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 2 de agosto.

No domingo, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou que a situação de alerta devido ao risco agravado de incêndio foi prorrogada até às 24h00 desta terça-feira.

Os fogos provocaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Segundo dados oficiais provisórios, até 19 de agosto arderam 201.419 hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.