António Araújo diz ter sido pressionado a desistir de candidatura ao Porto

António Araújo diz ter sido pressionado a desistir de candidatura ao Porto
Foto: Fernando Veludo | Lusa
| Porto
Porto Canal/Agências

O médico António Araújo, candidato independente à Câmara do Porto, revelou esta segunda-feira ter sido pressionado a desistir da sua candidatura “por partidos sobretudo de centro-direita”, mas sem revelar quais.

“Nós fomos alvo de pressão, nos últimos tempos, para não apresentarmos a nossa candidatura à câmara por partidos sobretudo de centro-direita (…) por medo de não ganharem as eleições com certeza, porque não as vão ganhar. Quem as vai ganhar somos nós, eu tenho a certeza disso”, disse à Lusa o cabeça de lista do movimento independente “Porto com Porto”, que entregou esta segunda-feira as listas à autárquicas.

No Palácio da Justiça, o candidato quis destacar o “esforço notável” da sua equipa de voluntários que recolheram assinaturas para que se pudesse candidatar e aproveitou para deixar críticas ao processo, considerando que os movimentos independentes têm dificuldades acrescidas.

“Em Portugal, infelizmente, nós não vivemos numa democracia, vivemos numa partidocracia. Aos partidos tudo é facilitado, aos movimentos cidadãos independentes tudo é dificultado (…). Para presidente da Câmara do Porto precisamos [da assinatura de] quatro mil cidadãos do Porto. Para as juntas de freguesia, por exemplo para Paranhos, são cerca de quase 1300 assinaturas de fregueses de Paranhos”.

O movimento “Porto com Porto” só vai ter candidatos a duas juntas de freguesia. Para Ramalde é dado o nome de Maria José Guedes e para a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto avança António Fonseca, que já foi presidente desta junta pelo movimento de Rui Moreira e que em 2021 foi candidato à autarquia pelo Chega.

António Araújo deixou ainda críticas à questão do financiamento das campanhas e voltou a frisar que é o único candidato à Câmara do Porto que é “completamente independente”, não tendo "ligações diretas ou indiretas" a estruturas partidárias.

Para além de António Araújo, que é o cabeça de lista da candidatura do movimento independente “Porto com Porto”, seguem-se como candidatos à vereação alguns nomes como Francisca Moutinho Ribeiro da Silva e Sousa, Inês Cunha Jorge, Eduardo Carqueja e Ana Paula Ferreira de Brito.

O candidato à presidência da Assembleia Municipal será Manuel Alberto Ramos Maçães.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega) e Frederico Duarte Carvalho (ADN).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

O prazo para entrega das listas nos respetivos tribunais de comarca termina esta segunda-feira às 18h00.

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.